Dinâmicas éticas e cidadãs para a sala de aula

Autores

  • Danielle Mesquiati de Oliveira Almeida SEDU-ES

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Ética, Cidadania, Prática educacional, Dinâmicas

Resumo

Apresentamos uma seleção de dinâmicas para serem aplicadas em sala de aula, especialmente por docentes do Ensino Religioso. Ao final de cada dinâmica há um momento de reflexão em que analisamos possibilidades de assimilação e compreensão. A sistematização se dará em três seções de acordo com os desafios levantados, isto é, os desafios da pluralidade cultural, da diversidade sexual e da desigualdade social, totalizando seis dinâmicas propostas para cada desafio. A metodologia consistiu em selecionar propostas de dinâmicas disponíveis na literatura, adaptando-as dentro dos objetivos da pesquisa. Algumas dinâmicas foram transcritas, enquanto outras, elaboradas. Cada dinâmica será apresentada na forma de tabela contendo cinco divisões, a saber: objetivo da dinâmica, material necessário, texto de apoio (quando houver), procedimento e reflexão proposta.

Referências

ALMEIDA, Danielle M. O. Ensino religioso, cidadania e ética: práticas pedagógicas integradoras. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, 2018.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.645, de 10 Março de 2008. Disponível em: https://goo.gl/R69fcg. Acesso em: 07 jun. 2020.

BUCK, Chris; LIMA, Kevin (dirs.). Tarzan. Animação. Cores, 88 min. Florida: Walt Disney Pictures, 1999.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Alteridade, Culturas e Tradições: Atividade do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2009.

PONICK, Edson; WITT, Maria Dirlane (coords.). Dinâmicas para o Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2008.

SIEGLE, Carmen Michel. Dinâmicas para Escolas e Comunidades. Porto Alegre: Sinodal, 2016.

SUÁREZ, Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2001.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

“Aprender a Fazer”