Dinâmicas éticas e cidadãs para a sala de aula
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Ética, Cidadania, Prática educacional, DinâmicasResumo
Apresentamos uma seleção de dinâmicas para serem aplicadas em sala de aula, especialmente por docentes do Ensino Religioso. Ao final de cada dinâmica há um momento de reflexão em que analisamos possibilidades de assimilação e compreensão. A sistematização se dará em três seções de acordo com os desafios levantados, isto é, os desafios da pluralidade cultural, da diversidade sexual e da desigualdade social, totalizando seis dinâmicas propostas para cada desafio. A metodologia consistiu em selecionar propostas de dinâmicas disponíveis na literatura, adaptando-as dentro dos objetivos da pesquisa. Algumas dinâmicas foram transcritas, enquanto outras, elaboradas. Cada dinâmica será apresentada na forma de tabela contendo cinco divisões, a saber: objetivo da dinâmica, material necessário, texto de apoio (quando houver), procedimento e reflexão proposta.
Referências
ALMEIDA, Danielle M. O. Ensino religioso, cidadania e ética: práticas pedagógicas integradoras. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, 2018.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.645, de 10 Março de 2008. Disponível em: https://goo.gl/R69fcg. Acesso em: 07 jun. 2020.
BUCK, Chris; LIMA, Kevin (dirs.). Tarzan. Animação. Cores, 88 min. Florida: Walt Disney Pictures, 1999.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Alteridade, Culturas e Tradições: Atividade do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2009.
PONICK, Edson; WITT, Maria Dirlane (coords.). Dinâmicas para o Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
SIEGLE, Carmen Michel. Dinâmicas para Escolas e Comunidades. Porto Alegre: Sinodal, 2016.
SUÁREZ, Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.