Chamada Dossiê 2025/2: Saúde: saberes, tradições e religiosidades em contextos terapêuticos
Ementa: Busca discutir contextos sociais de práticas e saberes tradicionais de saúde e cuidado associados ou não às terapêuticas de religiosidades nos itinerários de pessoas em situação de adoecimento e/ou sofrimento psicossomático. Em diversas sociedades as práticas tradicionais de saúde são concebidas e executadas por sistemas cosmológicos de crenças, saberes e religiosidades, sendo acionados por diversos sujeitos sociais adeptos ou não adeptos de tais práticas, reconhecendo sua importância enquanto terapêutica alternativa na busca pela cura da doença. Desta forma, consideramos importante a participação de profissionais e pesquisadores das diversas áreas de estudo em saúde na coletânea. Os trabalhos podem discutir formas de participação em práticas de saúde do tipo: técnicas corporais, de meditação, ioga, fitoterapia, xamânicos, grupos e sociedades religiosas que promovem curas pela oração, por exorcismos, por rituais terapêuticos, bem como, questões que envolvam medicinas tradicionais e complementares, plantas medicinais e fitoterápicos de forma que estas questões dialoguem com as distintas áreas de conhecimento, assim como com vários setores da saúde e das sociedades.
Coordenadores/as:
Dra. Maria da Conceição da Silva Cordeiro (Universidade Federal do Amapá-Unifap)
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (Universidade Federal do Amapá-Unifap)
Prazo para submissão ao dossiê: 15 novembro de 2025
Atenção, houve alteração na ordem entre os dossiês de 2025.
A chamada temática "Saúde: saberes, tradições e religiosidades em contextos terapêuticos" foi transferida para 2025/2 e o novo prazo para envio será o dia 15/11/2025.
O número 2025/1 tem como tema "Religião, Sociedade e Cultura no Brasil" e o prazo para envio de artigo é até 30/05/2025.