Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este trabalho é de minha (nossa) autoria, é original, inédito, cita e identifica devidamente as fontes e seus autores, não utiliza de plágio ou fere direitos autorais, é exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista), e segue as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação.
  • O/A primeiro/a autor/a é doutorando/a ou doutor/a. Máximo de 3 coautores/as.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo o critério de sigilo da revista para avaliação por pares. Instruções em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Georgia tamanho 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Critérios de Publicação

Avaliamos os manuscritos:

  • De doutorandos/as de qualquer IES (instituição de Ensino Superior);
  • De doutores/as formados/as por qualquer IES;
  • Em português, inglês, espanhol ou italiano. O texto será publicado no idioma original;
  • Que seja inédito e aborde um tema relevante à área de Ciência da Religião e Teologia;
  • Que tenha como objeto o fenômeno religioso, especialmente de modo crítico;
  • Formatados de acordo com as regras de submissão;
  • Recebidos no prazo estabelecido quando dossiê ou apresentado para seção de “Artigos” em fluxo contínuo.

Regras de submissão

Artigos

Máximo três coautores/as.

Tipo de arquivo

.doc ou .docx.                                                                                               

Normas gerais

- Fonte Georgia;

- Tamanho 12;

- Espaçamento entrelinhas simples (1,0) e entre parágrafos zero;

- parágrafos com indentação de 1,25 cm

- Página tamanho A4;

- Margens 2,5 cm.

- 4 mil a 7 mil palavras.

Normas de desenvolvimento

- Título e subtítulo centralizado em negrito (em inglês, na linha seguinte, sem negrito, tamanho 12), na primeira linha da primeira página, somente a primeira letra do título e a primeira letra de nomes próprios em maiúscula, tamanho 14;

- Autoria: não colocar informação de autoria no arquivo. Esse dado deve constar APENAS no perfil do usuário na revista DAVAR (Perfil; Contato; Assinatura). Após aprovação, será acrescentado  em nota de rodapé, constando: maior titulação, vínculo institucional, e-mail profissional e ID Lattes;

- Resumo em português, 150 palavras (concentrar nos elementos metodológicos da pesquisa), parágrafo único, alinhamento justificado;

- Palavras-chave: três a cinco, separadas por ponto.

- Abstract e Keywords (certifique-se de uma tradução técnica profissional) 

- Introdução (apresentar o tema e os elementos metodológicos na forma de texto corrido: objetivo, problema, hipótese, referencial teórico, metodologia e apresentar a divisão em seções, com uma ementa de cada uma). O título Introdução em negrito, sem numeração, justificado, tamanho 12.

- Títulos das seções em negrito, numerados em algarismos arábicos, tamanho 12, justificado;

- Conclusão (retomar a pergunta central e mostrar como foi respondida, analisar como a hipótese se comportou ao final, apontar consequências possíveis do estudo. Título em negrito, justificado, tamanho 12, sem numeração. 

- Citações diretas: até três linhas, no corpo do texto entre aspas. Com mais de três linhas, com recuo à esquerda e à direita de 2 cm e fonte tamanho 11; Caso a citação seja uma tradução do/a autor/a do texto, em nota de rodapé deverá constar o texto original e na referência da citação deverá constar obrigatoriamente a frase “tradução nossa”.

- Referências em nota de rodapé, no sistema autor-data, tamanho 10, alinhamento justificável. A primeira referência completa com as informações obrigatórias segundo a ABNT, com título em itálico, e as seguintes, dentro do modelo: Sobrenome, Ano, Página; conforme exemplos a seguir. Ao final do artigo, listar as referências em ordem alfabética. Nas notas, os dados opcionais devem ser suprimidos (tradutor, coleção, etc.).

  • Na lista final de referências, devem ser apresentadas em ordem alfabética;
  • Cada referência deve ser elaborada na fonte Geórgia 12, justificado e com espaçamento simples (1,0);
  • Espaçamento simples (1,0) entre cada referência;
  • Não utilizar traços para repetir os sobrenomes;
  • O nome do livro ou periódico deve constar em itálico.
  • Se houver coincidência de sobrenome de autores/as indicados nas referências e usados nas citações: acrescentar as iniciais do prenome: (Silva, F., 2023) e (Silva, G., 2023). Persistindo a coincidência escrever os prenomes por extenso: (Silva, Fabrício, 2023) e (Silva, Gabriela, 2023);
  • No caso de mais de um/uma autor/autora separar por ponto e vírgula (;): (Silva; Alves; Ferreira; 2023);
  • No caso de mais de três autores, recomenda-se o uso de et al, mantendo a referência ao primeiro autor/a. Exemplo: (Silva et al, 2023, p. 15);
  • Se o autor/a tiver vários trabalhos com a mesma data, inserir letras minúsculas para identificar e separar os anos com vírgula (,): Alves (2023a, 2023b, 2023c) ou (Alves, 2023a, 2023b, 2023c);
  • Não usar os recursos ibidibidem, entre outros.
  • Ao usar a expressão apud (citado por), sempre em itálico.

Exemplos

Livros e capítulos de livros

ZABATIERO, Júlio. Novos caminhos para a educação cristã. São Paulo: Hagnos, 2009, p. 15.

ZABATIERO, 2009, p. 15.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogia das conexões: produções de conteúdos e redes de compartilhamento. In: SALES, Mary Valda Souza (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020, p. 58-64.

COUTO, 2020, p. 59.

Revistas

ADRIANO FILHO, José. O método histórico crítico e seu horizonte hermenêutico. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 35, p. 28-39, 2008. p. 33.

ADRIANO FILHO, 2008, p. 34.

Nas referências

ADRIANO FILHO, José. O método histórico crítico e seu horizonte hermenêutico. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 35, p. 28-39, 2008.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogia das conexões: produções de conteúdos e redes de compartilhamento. In: SALES, Mary Valda Souza (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.

ZABATIERO, Júlio. Novos caminhos para a educação cristã. São Paulo: Hagnos, 2009.

Texto da Internet

BÍBLIA. Português. Almeida Revista e Atualizada. Bíblia On-line, 2023. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara. Acesso em: 28 jan. 2023.

OBS: nas notas de rodapé não incluir o link, apenas na lista de referências. Ao final da nota de rodapé incluir a informação entre colchetes [online].

Figuras e Quadros

 As figuras e quadros devem ser numerados e nomeados (Título, fonte tamanho 11, sem negrito); acompanhadas de nota de rodapé com a indicação da fonte (tamanho 10). Se a autoria da fonte coincide com a autoria do artigo, colocar: Fonte: o/a(s) próprio/a(s) autor/a(es/as).

 

Os artigos serão encaminhados para dois pareceristas de acordo com a política de avaliação às cegas e, quando necessário, poderá solicitar a avaliação de um terceiro parecerista. Com base nestas avaliações, a Comissão Editorial tomará a sua decisão. Caso o manuscrito possua partes publicadas, em quaisquer meios (inclusive Anais de congresso), que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio (self-plagiarism), a Comissão Editorial se reserva o direito de rejeitar a submissão em pré-avaliação.

Todos/as os/as autores/as que receberem a indicação de correções obrigatórias ou sugeridas para seus textos deverão corrigi-lo de acordo com as avaliações em um prazo de 20 dias.

 

 Resenhas

  1. Páginas: mínimo de 03 e máximo de 05 páginas.
  2. Título e elementos textuais: repetem o mesmo modelo apresentado para a submissão de artigos, no entanto, resenhas não devem apresentar resumo e palavras-chave. Em geral, recomenda-se a não utilização de notas de rodapé (salvo exceções como possíveis traduções) e a citação de outras obras que não seja a analisada.
  3. O livro a ser resenhado não deve ter sido publicado a mais de 3 anos.

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier

Política padrão de seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject

Publica artigos científicos originais com temas livres, de pesquisadores/as doutores/as (incluindo doutorandos/as), em conformidade com os Descritores de DAVAR, das áreas de Teologia, Filosofia e Ciências da Religião, incluindo as diversas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, ou mesmo de outros campos da ciência, na abordagem de questões de fronteira com a religião e discussões sobre o fenômeno religioso, as teologias e problemas de natureza filosófico-religiosa. 

Resenhas e recensões/Book reviews

É um resumo crítico, por especialista, do conteúdo de um livro, avaliando e emitindo opinião, apresentando breve resumo e informações sobre a autoria e a temática. Aceita-se também resenha de filmes e artes plásticas.

Tamanho entre 3 e 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços) e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e, se houver,  título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondênciaAs resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor.

As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação. No caso de livros publicados em lingua estrangeira esse tempo poderá ser reavaliado pelos editores.

“Aprender a Fazer”

Foco na publicação de produtos técnicos (produto, projeto ou processo desenvolvido) no âmbito da Área Ciência da Religião e Teologia (CAPES) e Teologia (CNPq) e afins, com atenção para as subáreas Ciência da Religião Aplicada e Teologia Prática. Deve expressar vínculo com ambientes socioeducativos, formais ou não formais, organizações ecumênicas ou inter-religiosas, governamentais ou não governamentais, movimentos sociais e outros espaços de atuação profissional na área e afins. Inclui: sequência didática, material didático-pedagógico e instrucional, manuais, produção artística, modelo de gestão, aplicativo computacional, programas de mídia, jogo, vídeo, conjunto de videoaulas, equipamento, exposição, projeto de extensão, projeto de inserção social, consultorias/assessorias técnicas para organizações públicas/privadas, estudos de casos, relatório técnico, relatos de experiência, produtos educacionais, propostas de interação com a educação básica ou outros setores da sociedade.

Serão publicados produtos que passaram por banca de Teses e Dissertações em programas stricto sensu.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.