Prevalência causal da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma escola municipal de ensino fundamental na cidade de Fortaleza, Ceará

Autores

Palavras-chave:

Professor. Síndrome de Burnout. Causas Prevalentes.

Resumo

O estudo trata sobre a percepção do professor quanto aos agentes estressores que podem provocar um quadro de esgotamento emocional. Os dados foram coletados com 10 professoras de uma escola púbica de ensino fundamental na cidade de Fortaleza. As causas apontadas revelam que as exigências burocráticas seriam o elemento prevalente para que gere estresse ocupacional e esgotamento emocional. A literatura aponta a profissão docente como uma das ocupações que tem alta incidência de esgotamento emocional devido à variedade de exigências e atribuições de responsabilidade. As repercussões no convívio familiar e as atribuições docentes, podem se retroalimentar gerando um quadro crônico conhecido como síndrome de burnout. Um dos caminhos para inibir e reverter o quadro dos sintomas físicos e emocionais em professores seria a adoção de estruturas pessoais de coping focados no problema.

Biografia do Autor

Márcia Maria Siqueira Vieira, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutoranda em Ciências da Matemática pela ULBRA-RS.

Cristiane Castelo, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2024-04-25

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