Ensino Religioso e Democracia

balanço contemporâneo das escolas públicas brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Democracia. Escolas Públicas Brasileiras. Cultura.

Resumo

Examina-se a presença das religiões no espaço público brasileiro, tomando como eixo de debate o Ensino Religioso. Estabelece-se um diálogo com a dimensão laica das escolas públicas, para questionar sobre a pertinência ou não desse componente curricular nelas. Empreende-se reflexões – em nível bibliográfico e documental – para ampliar as visões, o currículo e os conteúdos programáticos do Ensino Religioso. Parte-se da premissa de que o currículo contemporâneo do Ensino Religioso preconiza sua própria sociabilidade, quando sugere a promoção e o desenvolvimento de mecanismos de ensino-aprendizagem em que os sujeitos se direcionam à sua cultura e resgatam sua busca pela compreensão dos fundamentos diversificados e simbólicos que neles há. O Ensino Religioso, nesses termos, exige ações integradas, dentro e fora das escolas públicas, com propostas interdisciplinares envolvendo a relação entre ciência, religião, cultura e sociedade.

Biografia do Autor

Hérika de Castilho Monteiro, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda no PPGCR da FUV. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduada em Educação Inclusiva e Diversidade pela instituição CESAP. É professora efetiva do município de Vila Velha.

Wallace Soares da Paixão, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2023-01-10

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Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject