Ensino Religioso e Democracia
balanço contemporâneo das escolas públicas brasileiras
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Democracia. Escolas Públicas Brasileiras. Cultura.Resumo
Examina-se a presença das religiões no espaço público brasileiro, tomando como eixo de debate o Ensino Religioso. Estabelece-se um diálogo com a dimensão laica das escolas públicas, para questionar sobre a pertinência ou não desse componente curricular nelas. Empreende-se reflexões – em nível bibliográfico e documental – para ampliar as visões, o currículo e os conteúdos programáticos do Ensino Religioso. Parte-se da premissa de que o currículo contemporâneo do Ensino Religioso preconiza sua própria sociabilidade, quando sugere a promoção e o desenvolvimento de mecanismos de ensino-aprendizagem em que os sujeitos se direcionam à sua cultura e resgatam sua busca pela compreensão dos fundamentos diversificados e simbólicos que neles há. O Ensino Religioso, nesses termos, exige ações integradas, dentro e fora das escolas públicas, com propostas interdisciplinares envolvendo a relação entre ciência, religião, cultura e sociedade.
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