Ensino Religioso e Metodologias Ativas:

Proposta didática a partir das histórias em quadrinhos

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Metodologias Ativas. Ciências das Religiões.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta didática, considerando o itinerário formativo discente, para o componente curricular Ensino Religioso a partir da utilização de histórias em quadrinhos. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos das metodologias ativas e de algumas tecnologias aplicáveis no campo da educação, pautados no pensamento de Barbour, sobretudo no aspecto dialógico que abrange as Ciências das Religiões. Inicialmente, apresenta-se algumas características em torno do tema das Metodologias Ativas. Depois, trata-se da relação entre tais metodologias e o Ensino Religioso. Na sequência, debruça-se sobre os aspectos teórico-metodológicos que envolvem a elaboração de um plano de ensino para o Ensino Religioso, considerando a elaboração de histórias em quadrinhos a partir de uma obra literária selecionada. Por fim, reflete-se sobre o percurso formativo dos estudantes, considerando a pertinência e a relevância de articular as Metodologias Ativas para o Ensino Religioso, tendo como recurso didático a elaboração de histórias em quadrinhos. Depreende-se que a produção de histórias em quadrinhos pode ser um recurso poderoso e aplicável a partir do componente curricular Ensino Religioso.

Biografia do Autor

Ana Paula Mota Ribeiro Tavares, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Wallace Soares da Paixão, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

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2024-04-25

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Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject