Ensino Religioso e Metodologias Ativas:
Proposta didática a partir das histórias em quadrinhos
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Metodologias Ativas. Ciências das Religiões.Resumo
O artigo apresenta uma proposta didática, considerando o itinerário formativo discente, para o componente curricular Ensino Religioso a partir da utilização de histórias em quadrinhos. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos das metodologias ativas e de algumas tecnologias aplicáveis no campo da educação, pautados no pensamento de Barbour, sobretudo no aspecto dialógico que abrange as Ciências das Religiões. Inicialmente, apresenta-se algumas características em torno do tema das Metodologias Ativas. Depois, trata-se da relação entre tais metodologias e o Ensino Religioso. Na sequência, debruça-se sobre os aspectos teórico-metodológicos que envolvem a elaboração de um plano de ensino para o Ensino Religioso, considerando a elaboração de histórias em quadrinhos a partir de uma obra literária selecionada. Por fim, reflete-se sobre o percurso formativo dos estudantes, considerando a pertinência e a relevância de articular as Metodologias Ativas para o Ensino Religioso, tendo como recurso didático a elaboração de histórias em quadrinhos. Depreende-se que a produção de histórias em quadrinhos pode ser um recurso poderoso e aplicável a partir do componente curricular Ensino Religioso.
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