Itinerário para uma educação e ensino cristão humanizado

perspectivas pedagógicas

Autores

  • Jacqueline Ziroldo Dolghie Faculdade Teológica Sul Americana
  • Denise Martins Américo de Souza Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A proposta do presente artigo é trazer conceituações sobre uma educação e ensino cristão mais humanizado e crítico. Para isso entendemos que deve-se considerar uma prática educacional capaz de possibilitar uma formação que alcance uma melhor convivência com o outro, respeitando as diferenças, preservando a integridade e contribuindo para a identidade cristã. Um caminho possível para uma educação e ensino cristão humanizados aplicados parte da seguinte estrutura: teoria, método e didática, sendo a espiritualidade o eixo transversal. Aos sujeitos envolvidos no processo cabem ser estimulados, a partir da didática, ao envolvimento e participação como protagonistas de um aprendizado capaz de fazê-los interagir com coerência entre a teoria e a Bíblia aplicados a realidade gerando experiência, transformando o meio a partir de uma consciência crítica e responsável com o contexto que envolve o humano cristão ou não.      

 

Biografia do Autor

Jacqueline Ziroldo Dolghie, Faculdade Teológica Sul Americana

Docente no PPG de Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana

Denise Martins Américo de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no PPG de Educação da Universidade Estadual de Maringá

Referências

BÍBLIA, português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.

BITENCOURT, Circe. O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

BRASILEIRO, Ada Magaly M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GADOTTI, Moacir. Um legado de Esperança. São Paulo: Cortez, 2001.

HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. São Paulo: Betânia, 1991.

MEZIROW, J. Learning as tranformation: critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey Bass, 1990.

REZENDE, Pedro. Por que Jesus chamava a si mesmo de “filho do homem”? Editado por Pedro A. D. Rezende. Disponível em: <https://cic.unb.br/~rezende/iman/filho-do-homem.pdf> Acesso em: março de 2020.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (Tomo 1). Campinas-SP: Papirus Editora, 1994.

RÜSEN, Jörn. El desarrollo dela competência narrativa em el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Educativa nº. 7, p. 27 a 36, Buenos Aires, Flacso, 1992.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

SCHIPANI, Daniel S. El reino de Dios y el ministerio educativo de la iglesia: fundamentos y principios de educación cristiana. Miami: Caribe, 1983.

SCHNIDT, Maria Auxiliadora (org.); BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende. Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2005.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject