Itinerário para uma educação e ensino cristão humanizado
perspectivas pedagógicas
Resumo
A proposta do presente artigo é trazer conceituações sobre uma educação e ensino cristão mais humanizado e crítico. Para isso entendemos que deve-se considerar uma prática educacional capaz de possibilitar uma formação que alcance uma melhor convivência com o outro, respeitando as diferenças, preservando a integridade e contribuindo para a identidade cristã. Um caminho possível para uma educação e ensino cristão humanizados aplicados parte da seguinte estrutura: teoria, método e didática, sendo a espiritualidade o eixo transversal. Aos sujeitos envolvidos no processo cabem ser estimulados, a partir da didática, ao envolvimento e participação como protagonistas de um aprendizado capaz de fazê-los interagir com coerência entre a teoria e a Bíblia aplicados a realidade gerando experiência, transformando o meio a partir de uma consciência crítica e responsável com o contexto que envolve o humano cristão ou não.
Referências
BÍBLIA, português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.
BITENCOURT, Circe. O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BRASILEIRO, Ada Magaly M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GADOTTI, Moacir. Um legado de Esperança. São Paulo: Cortez, 2001.
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. São Paulo: Betânia, 1991.
MEZIROW, J. Learning as tranformation: critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey Bass, 1990.
REZENDE, Pedro. Por que Jesus chamava a si mesmo de “filho do homem”? Editado por Pedro A. D. Rezende. Disponível em: <https://cic.unb.br/~rezende/iman/filho-do-homem.pdf> Acesso em: março de 2020.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (Tomo 1). Campinas-SP: Papirus Editora, 1994.
RÜSEN, Jörn. El desarrollo dela competência narrativa em el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Educativa nº. 7, p. 27 a 36, Buenos Aires, Flacso, 1992.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: Editora da Universidade de Brasília, 2001.
SCHIPANI, Daniel S. El reino de Dios y el ministerio educativo de la iglesia: fundamentos y principios de educación cristiana. Miami: Caribe, 1983.
SCHNIDT, Maria Auxiliadora (org.); BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende. Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.