A fim de que cresçamos em tudo:
notas para uma igreja madura
Palavras-chave:
Crescimento, Maturidade, Igreja, Paulo, EfésiosResumo
O artigo a seguir defende, em diálogo com o apóstolo Paulo, que o telos, destino ou alvo de toda igreja fundada no evangelho e no seguimento de Jesus consiste em ser – para o mundo e para si mesma – uma igreja madura. Para tanto, ancora-se no texto paulino de Efésios 4.1-16, examinando o movimento necessário, segundo o apóstolo, para que o corpo de Cristo cresça em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Percorre o texto e dialoga com ele realizando (a) uma breve análise introdutória da situação partindo de termos importantes utilizados pelo apóstolo nesta perícope; (b) tratando da relação dinâmica entre uma coletividade pessoal (a comunidade de fé) e uma pessoalidade individual; (c) até chegar no caminho ou desenvolvimento maturacional do corpo de Cristo propriamente dito (via igreja local). Nesse sentido, o foco da reflexão recai, particularmente, sobre o papel desempenhado pelos líderes (pastores, mestres, profetas) do rebanho, e sua importante missão de estimular esse crescimento, mesmo que, para isso, tenha de romper com certa lógica do sistema religioso, que mantém pessoas dependentes.
Referências
BARRO, A. C.; MENEZES, Jonathan. O futuro do leigo na igreja do futuro. In: BARRO, A. C.; KOHL, Manfred. A igreja do futuro. Londrina: Descoberta, 2011, p. 227-258.
COLLIN, Dominique. O cristianismo ainda não existe. Entre projetos inexistentes e a prática do evangelho. Petrópolis: Vozes, 2022.
COMTE-SPONVILLE, André. Valor e verdade. Estudos cínicos. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
EGGER, Edith Eva. A bailarina de Auschwitz. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
MENDONÇA, José Tolentino. Metamorfose necessária. Lisboa: Quetzal, 2022.
MERTON, Thomas. Novas sementes de contemplação. Petrópolis: Vozes, 2017.
PETERSON, Eugene; DAWN, Marva. O pastor desnecessário. Reavaliando a chamada para o ministério. Rio de Janeiro: Textus, 2001.
ROHR, Richard. O Cristo Universal. Como uma realidade esquecida pode mudar tudo o que vemos, esperamos e acreditamos. São Paulo: nVersos, 2019.
WILLARD, Dallas. A conspiração divina: redescobrindo nossa vida oculta em Deus. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2021.
WILLARD, Dallas. A gentileza que cativa: defendendo a fé como Jesus faria. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.