A fim de que cresçamos em tudo:

notas para uma igreja madura

Autores

  • Jonathan Menezes FTSA

Palavras-chave:

Crescimento, Maturidade, Igreja, Paulo, Efésios

Resumo

O artigo a seguir defende, em diálogo com o apóstolo Paulo, que o telos, destino ou alvo de toda igreja fundada no evangelho e no seguimento de Jesus consiste em ser – para o mundo e para si mesma – uma igreja madura. Para tanto, ancora-se no texto paulino de Efésios 4.1-16, examinando o movimento necessário, segundo o apóstolo, para que o corpo de Cristo cresça em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Percorre o texto e dialoga com ele realizando (a) uma breve análise introdutória da situação partindo de termos importantes utilizados pelo apóstolo nesta perícope; (b) tratando da relação dinâmica entre uma coletividade pessoal (a comunidade de fé) e uma pessoalidade individual; (c) até chegar no caminho ou desenvolvimento maturacional do corpo de Cristo propriamente dito (via igreja local). Nesse sentido, o foco da reflexão recai, particularmente, sobre o papel desempenhado pelos líderes (pastores, mestres, profetas) do rebanho, e sua importante missão de estimular esse crescimento, mesmo que, para isso, tenha de romper com certa lógica do sistema religioso, que mantém pessoas dependentes.

Biografia do Autor

Jonathan Menezes, FTSA

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Assis, SP. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana e mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do PPG de Teologia da FTSA.

Referências

BARRO, A. C.; MENEZES, Jonathan. O futuro do leigo na igreja do futuro. In: BARRO, A. C.; KOHL, Manfred. A igreja do futuro. Londrina: Descoberta, 2011, p. 227-258.

COLLIN, Dominique. O cristianismo ainda não existe. Entre projetos inexistentes e a prática do evangelho. Petrópolis: Vozes, 2022.

COMTE-SPONVILLE, André. Valor e verdade. Estudos cínicos. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

EGGER, Edith Eva. A bailarina de Auschwitz. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

MENDONÇA, José Tolentino. Metamorfose necessária. Lisboa: Quetzal, 2022.

MERTON, Thomas. Novas sementes de contemplação. Petrópolis: Vozes, 2017.

PETERSON, Eugene; DAWN, Marva. O pastor desnecessário. Reavaliando a chamada para o ministério. Rio de Janeiro: Textus, 2001.

ROHR, Richard. O Cristo Universal. Como uma realidade esquecida pode mudar tudo o que vemos, esperamos e acreditamos. São Paulo: nVersos, 2019.

WILLARD, Dallas. A conspiração divina: redescobrindo nossa vida oculta em Deus. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2021.

WILLARD, Dallas. A gentileza que cativa: defendendo a fé como Jesus faria. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier