Escravidão e opressão

Um olhar a partir da carta a Filemon para a contemporaneidade

Autores

  • Marcos Orison Nunes de Almeida Faculdade Teológica Sul Americana
  • Mariana Eugenio Schietti Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Escravidão, Opressão, Carta a Filemon, Teologia paulina

Resumo

O presente artigo destina-se ao estudo do tema da escravidão e opressão a partir da carta do apóstolo Paulo a Filemon. A maior parte do desenvolvimento teórico está calcada na investigação do texto e contexto da carta, com breves aportes exegéticos e hermenêuticos, na intenção de proporcionar fundamentação teológica para possíveis aplicações da mensagem. Essa metodologia adotada é intencional por considerar que o cenário evangélico brasileiro, em suas principais expressões eclesiásticas, responde melhor às reflexões provocativas quando bem sustentadas no texto escriturístico. As discussões teóricas baseadas apenas nas ciências humanas de apoio tendem a ser resistidas, o que limita a percepção, participação e exercício da teologia no espaço público. O objetivo principal é provocar uma aplicação da teologia desenvolvida na carta a situações contemporâneas que se aproximem daquelas ali apresentadas, incentivando atitudes, comportamentos e ações missionais por parte dos cristãos que representem uma fé operante

Biografia do Autor

Marcos Orison Nunes de Almeida, Faculdade Teológica Sul Americana

Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary. E-mail: orison@ftsa.edu.br. ID Lattes: 9601784351036425. Docente no PPG de Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana.

Mariana Eugenio Schietti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Referências

ARTUSO, Vicente. Introdução ao estudo das cartas paulinas. Texto produzido para o Programa de Pós-graduação da PUC-PR, 2020.

BARBAGLIO, G. As cartas de Paulo II – Gálatas, Romanos, Filipenses e Filemon. São Paulo: Loyola, 1991.

BORTOLINI, José. Como ler a carta de Filemon. Em Cristo todos são irmãos. São Paulo: Paulus, 2008.

COMBLIN, José. Epístola aos Colossenses e epístola a Filemon. Petrópolis/São Leopoldo: Vozes/Sinodal, 1986.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Governo do Brasil. Disponível em: https://www.planalto. gov.br /ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de dez. de 2022.

DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.

FANTÁSTICO. Mulher é libertada em MG após 38 anos vivendo em condições análogas à escravidão. Publicado em 20 de dez. de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com /fantastico/noticia/2020/12/20/mulher-e-libertada-em-mg-apos-38-anos-vivendo-em-condicoes-analogas-a-escravidao.ghtml. Acesso em: 10 de dez. 2022.

HOEFELMANN, Verner. Filemon 8-21. Portal Luteranos. Publicado em 19 de set. 2004. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/textos/filemon-8-21. Acesso em 10 de dez. 2022.

MARTIN, Ralph P. Colossenses e Filemon. Introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1984.

MAZZAROLO, Isidoro. Paulo: a anti-escravidão e libertação à luz da carta a Filemon. ATeo, Rio de Janeiro, v. 21, n. 55, p. 102-126, jan./abr.2017.

OIT. Escravidão moderna. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS _855426/lang--pt/index.htm. Acesso em 10 de dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject