O futuro da igreja em transição e o papel da educação teológica

Autores

  • Antonio Carlos Barro Faculdade Teológica Sul Americana

Palavras-chave:

Igreja, Educação teológica, Missão de Deus

Resumo

Na reflexão sobre a educação teológica para o futuro, é imperativo ancorar o currículo na missio Dei. A missão da igreja não deve ser tratada como um curso isolado, mas como um princípio teológico integrador que permeia todas as disciplinas. Destaco que a formação de líderes eclesiásticos deve centrar-se na compreensão de que a igreja não é um fim em si mesma, mas uma comunidade de Deus para o mundo. É essencial formar líderes com uma perspectiva voltada para o mundo, em consonância com o exemplo divino de amor pelo mundo. A formação pastoral tradicional, frequentemente concentrada nos aspectos internos da igreja, necessita de uma ampliação para incluir a preparação para o serviço na sociedade. Advogo por uma abordagem mais ampla e relevante, visando conferir à igreja significado em seu contexto. A resistência da igreja em abraçar plenamente sua missão está relacionada à falta de compreensão de seu papel bíblico-teológico. Concluo ressaltando a urgência de a igreja se envolver ativamente com os desafios e oportunidades da sociedade contemporânea. Atualizar o currículo é crucial para preparar líderes orientados para o futuro, evitando assim a irrelevância em um mundo em constante transformação.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Barro, Faculdade Teológica Sul Americana

Docente no PPG em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana

Referências

BARRO, A C, MENEZES, J. M. O futuro de leigo na igreja do futuro. IN KOHL, M.W, BARRO A.C. A igreja do futuro. Londrina: Descoberta, 2010, p. -227-258.

CORNELIO, Jayeel. The global challenges of the Church of the future. Concilium: International Journal of Theology, v. 4, 2018, p. 37-46.

DE MELO SILVA, N. K., SANTOS, S. C. dos. (2021). DOCÊNCIA NEGRA: REPRESENTATIVIDADE E PERSPECTIVAS. Diversidade E Educação, 8(2), 390–413. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11766

DE DIETRICH, Suzanne. The witnessing community: the biblical record of God´s purpose. Philadelphia: The Westminster Press, 1958.

DUARTE, C. C. R., MIGUEZ, M. G., & VERÓL, A. P. Índice de urbanidade como ferramenta suporte à gestão de políticas públicas. Encontro latino americano e europeu sobre edificações e comunidades sustentáveis. 4, 64–77. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2502. Extraído em 7 nov 2023.

HOEKENDIJK, J.C. The church inside out. Philadelfia: The Westeminster Press, 1966.

HUTCHINSON, Frank. Coming to grips with an aging church. The Christian Century, v. 106, 1989, p. 206-208.

KOTTER, John P. Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017

LÓPEZ, Maricel Mena. Educación teológica en grupos afrodescendentes. IN PANATTO, N. E., PREISWERK, M. Otra educación teológica es posible: nuevos sujetos y campos [livro digital]. Buenos Aires: Nicolás Esteban Panotto, 2017, p. 46-63.

MOBERG, David O. Aging and its implication for theological education. Journal of Pastoral Care & Counseling. Volume 24 Issue 2, June 1970, p. 127-134.

População que se declara preta sobe para 10,6% em 2022, diz IBGE. Escrito em 16 jun 2023. https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/06/16/populacao-que-se-declara-preta-sobe-para-106percent-em-2022-diz-ibge.ghtml. Extraído em 15 nov 23.

SEPULVEDA, Gabriela; ROCHA, Andréa P. O trabalho em situação análoga à escravidão enquanto prática de gestão e seus reflexos para o mundo empresarial: os possíveis riscos para as empresas. Rev. TST, São Paulo, vol. 86, no 3, jul/set 2020

STANLEY, Jones E. The reconstruction of the church: on what pattern? Nashville: Abindgon Press, 1970.

VIEIRA, P.P.P. [et al.]. Envelhecimento e desigualdades raciais [livro eletrônico]. 1. ed. – São Paulo: Centro Brasileiro, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject