Wittgenstein e os possíveis desdobramentos para educação teológica em sua participação no espaço público
Palavras-chave:
Educação teológica, Ludwig Wittgenstein, Jogos de linguagem, Teologia no espaço públicoResumo
O presente artigo tem como objetivo fomentar a importância de Ludwig Wittgenstein para a educação. A partir do conceito de jogos de linguagem, busca-se estabelecer nuanças de aproximação a fim de reconhecer e desvendar possíveis desdobramentos das práticas educacionais em ambientes teológicos, principalmente no que diz a respeito à formação de indivíduos, às propostas das matrizes curriculares, às inovações de práticas pedagógicas, entre outras. Intenciona-se fazer uma síntese interpretativa de algumas obras de Wittgenstein, em especial o livro Investigações Filosóficas, com foco na noção de jogos de linguagem e com vistas ao estabelecimento de releituras do ensino emancipatório e libertador. A expectativa é estabelecer reflexões pedagógicas para o contexto educacional teológico a partir do estudo da linguagem em perspectiva wittgensteiniana. Tal exercício estabelece também uma inserção no debate no espaço público com a aplicação de conceitos da filosofia da educação à epistemologia do fazer teológico.
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