Wittgenstein e os possíveis desdobramentos para educação teológica em sua participação no espaço público

Autores

  • Marcos Orison Nunes de Almeida Faculdade Teológica Sul Amercana
  • André Luiz Borges da Silva Faculdade Teológica Sul Americana

Palavras-chave:

Educação teológica, Ludwig Wittgenstein, Jogos de linguagem, Teologia no espaço público

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fomentar a importância de Ludwig Wittgenstein para a educação. A partir do conceito de jogos de linguagem, busca-se estabelecer nuanças de aproximação a fim de reconhecer e desvendar possíveis desdobramentos das práticas educacionais em ambientes teológicos, principalmente no que diz a respeito à formação de indivíduos, às propostas das matrizes curriculares, às inovações de práticas pedagógicas, entre outras. Intenciona-se fazer uma síntese interpretativa de algumas obras de Wittgenstein, em especial o livro Investigações Filosóficas, com foco na noção de jogos de linguagem e com vistas ao estabelecimento de releituras do ensino emancipatório e libertador. A expectativa é estabelecer reflexões pedagógicas para o contexto educacional teológico a partir do estudo da linguagem em perspectiva wittgensteiniana. Tal exercício estabelece também uma inserção no debate no espaço público com a aplicação de conceitos da filosofia da educação à epistemologia do fazer teológico.

Biografia do Autor

Marcos Orison Nunes de Almeida, Faculdade Teológica Sul Amercana

Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary. E-mail: orison@ftsa.edu.br. ID Lattes: 9601784351036425.

André Luiz Borges da Silva, Faculdade Teológica Sul Americana

Doutorando em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina e em Educação na Universidade Estadual de Maringá. E-mail: andre.borges@ftsa.edu.br. ID Lattes: 6257331284122323

Referências

NAGEL, Lizia Helena. Paganismo e cristianismo: concepção de homem e educação. In: OLIVEIRA, Terezinha (org.). Luzes sobre a Idade Média. Maringá: EDUEM, 2002, p. 35-45.

RODRIGUES, Giovane; TRANJAN, Tiago. Apresentação. In: WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Investigações Filosóficas. São Paulo: Fósforo, 2022.

TORREZAN, Marlene. Wittgenstein: A educação como um jogo de linguagem. Dissertação. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. 1998.

VATTIMO, Gianni. Sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Cultura e valor. Trad. Jorge Mendes. Lisboa: Edições 70, 2000.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Estética, Psicologia e Religião: palestras e conversações. Org: Cyril Barret. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Editora Cultrix, 1966.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Investigações Filosóficas. São Paulo: Fósforo, 2022.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Luz e sombras: uma experiência noturna (onírica) e um fragmento de carta. Trad. Edgar da Rocha Marques. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Movimentos de pensamentos: diários de 1930/1936-1937. Trad. Edgar da Rocha Marques. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos; 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject