Gestão democrática
Na prática a teoria é a mesma?
Palavras-chave:
Gestão democrática, Serviços de Acolhimento, Políticas públicasResumo
Este artigo aborda a gestão democrática em unidades de acolhimento institucional destinadas a crianças e adolescentes afastados de suas famílias como medida excepcional de proteção social. A pesquisa concentrou-se na análise da gestão democrática na "Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial de Novo Hamburgo" (ABEFI), uma instituição diaconal vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana, que atua nas comunidades periféricas de Novo Hamburgo e região. O foco está especialmente no funcionamento da gestão democrática nesses espaços, caracterizados pelo desgaste emocional e trabalho ininterrupto. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários com indicadores qualitativos, e os resultados indicaram que, teoricamente, a prática pode ser eficaz, contanto que haja indivíduos sensíveis e com uma abordagem humanizada para as demandas da equipe, especialmente no que diz respeito à escuta e acolhimento de diferentes opiniões, saberes e experiências de vida.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente. Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.mprs.mp.br/media/areas/infancia/arquivos/conanda_acolhimento.pdf
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2019/07/PNAS_2004.pdf
GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular: planejamento e organização da educação nacional. Séries cadernos de formação. v. 6, 25 p. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2013. Disponível em: https://www.jaciara.mt.gov.br/arquivos/anexos/05062013105125.pdf.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiás: Alternativa, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.