Uma tarefa inacabada
Notas sobre uma igreja humana
Palavras-chave:
Igreja, Humanidade, Jesus, Contemporaneidade, KenosisResumo
O artigo a seguir parte de três assunções básicas: (1) de que a igreja é uma congregação de seres humanos; (2) de que tornar-se mais e mais humana, espelhando-se em Jesus, é a mais proeminente tarefa da igreja; e, por fim, (3) de que como o próprio ser-se-fazendo da humanidade, esta é uma tarefa sempre inacabada. Que Deus há de completar até o dia de Cristo Jesus? Sim, como disse Paulo. Mas que, até lá, permanece inacabada. Isso significa que sempre haverá um trabalho a ser feito neste sentido. Para aprofundar o sentido desse desafio, apresenta-se uma reflexão sobre a igreja a partir do que vem antes (em comparação com o que vem depois) no plano de suas relações e do seu fazer-se; em seguida, sobre o que continua sendo bom na humanidade e que não deveria ser desprezado em nossa visão sobre sua pecaminosidade; por fim, sobre a condição transitória dos acontecimentos, razão pela qual, paradoxalmente, ainda podemos seguir tendo esperança no mundo.
Referências
BUECHNER, Frederic. The Clown in the Belfry. Writings on Faith and Fiction. New York: Harper Collins, 1992.
FREUD, Sigmund. Transitoriedade. In: Obras completas, vol. 16: Uma introdução ao narcisismo; ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 247-252.
MENEZES, J.; SCHIETTI, M. & NAKAMURA, F. Uma coincidência inconformada: pessoa, sociedade e igreja na contemporaneidade. São Paulo: Recriar, 2023.
MENEZES, Jonathan. Humanos, graças a Deus! Em busca de uma espiritualidade encarnada. 2ª ed. São Paulo: Recriar, 2018.
POHL, Adolf. Evangelho de Marcos. Comentário Esperança. Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 1998.
ROHR, Richard. O Cristo universal. Como uma realidade esquecida pode mudar tudo o que vemos, esperamos e acreditamos. São Paulo: nVersos, 2019.
VARILLON, François. Alegria de crer, alegria de viver. Conferências sobre os principais pontos da fé cristã. São Paulo: Loyola, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.