Tonalidades hermenêuticas em Paulo Freire
Da neutralidade à encarnação da palavra
Palavras-chave:
Hermenêutica, Paulo Freire, Formação docenteResumo
As obras de Paulo Freire estão além dos arquétipos de opressão versus libertação. Em níveis mais analíticos, tais obras acabam revelando tonalidades hermenêuticas que promovem o sentido da conscientização crítica e formação humanizadora da sociedade para quaisquer contextos. Desse modo, o artigo visa indicar tons interpretativos do pensamento freireano e dialogar com os desafios formativos contemporâneos, ressaltando a validade e pertinência dos aspectos hermenêuticos freireano que principia-se com a interpretatividade do próprio indivíduo, da ação cultural como leitura, da vida como palavra encarnada e da ontologia como ação inacabada. Assim, o artigo visa clarificar a profundidade dos escritos de Freire como métodos de leitura da vida humana, do mundo, da esfera contextual. Além disso, as tonalidades hermenêuticas de Paulo Freire denunciam posturas formativas que tendem a legitimar caracterizações bacharelescas que visam ditames das relações de produção capitalista.
Referências
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Editora paz e terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
MONTEIRO, Agostinho Reis. (Universidade de Lisboa) Comunicação ― Paulo Freire e o direito à educação, apresentada no I Encontro Internacional sobre Paulo Freire. (Documento arquivado no Instituto Paulo Freire, abril de 1998).
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. Ed. ver. E amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018
VATTIMO, Gianni. Sociedade transparente. Editora Relógio da água, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.