O cárcere e o pentecostalismo:

a liberdade que ultrapassa as barras de ferro

Autores

  • Francisco de Assis Souza dos Santos FUV Faculdade Unida de Vitoria

Palavras-chave:

Cárcere. Igreja Pentecostal. Ressocialização. Assistência religiosa.

Resumo

O problema da população carcerária no mundo e especialmente no Brasil, não se apresenta como algo de fácil solução. Os recursos utilizados para o combate ao crime e a ressocialização necessária dos apenado/as, para que retornem ao convívio social, colidem com os diferentes mecanismos burocráticos que, ao invés de trabalharem para que o apenado/a volte a esse convívio, denotam certa falta de planejamento para que esse objetivo seja alcançado de forma satisfatória. O que se percebe é que as igrejas, e em especial as pentecostais, se apresentam como forma viável no intuito de junto à população carcerária, oportunizarem, via pregação e prática do evangelho, uma nova chance de reintegração social do apenado/a, permitindo assim que a sociedade permita ao apenado/a o direito ao esquecimento de delitos passados, desde que este reconheça que somente uma vida nova e produtiva poderá ressignificar dias melhores para ele, sua família e toda a sociedade

Referências

BERGERET, J. et al. Psicopatologia: teoria e clínica. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CESAR, Waldo; SHAULL, Richard. Pentecostalismo e futuro das igrejas cristãs: promessas e desafios. Vozes: Petrópolis, 1999.

HERKENHOFF, João Baptista. Crime, tratamento sem prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999.

CAMPOS, Bernardo. Na força do Espírito: pentecostalismo, teologia e ética social. In: GUTIERREZ, Benjamin; CAMPOS, Leonildo Silveira (orgs.). Na força do Espírito. São Paulo: Aipral, 1996.

ISTOÉ. Brasil. População carcerária no Brasil já é a terceira maior do mundo. 08 dez. 2017. Disponível em: https://istoe.com.br/populacao-carceraria-no-brasil-ja-e-terceira-maior-do-mundo/. Acesso em: 07 mar. 2019.

GOMES PINTO, R. Justiça Restaurativa é Possível no Brasil? In: SLAKMON, C.; DE VITTO, R.; GOMES PINTO, R. (org.). Justiça Restaurativa. Brasília: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2005.

SILVA, Cláudia Neves. Ação social das igrejas pentecostais: prática que vai além da oração. In: OLIVA, Alfredo dos Santos; BENATTE, Antonio Paula (orgs.). Cem anos de Pentecostes: capítulos da história do pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Fonte, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier