A relevância da educação teológica para a sociedade e o uso da tecnologia nos programas de formação

Autores

  • Marcos Almeida Faculdade Teológica Sul Amercana

Palavras-chave:

Educação teológica, Tecnologia, Educação a distância, Espaço público

Resumo

O presente artigo visa provocar a reflexão sobre a importância e contribuição da educação teológica para a sociedade na formação de teólogos e atores sociais em suas comunidades religiosas. Mais especificamente, o foco recai sobre a reflexão, avaliação e proposta de atualização das estruturas pedagógicas e metodológicas dos cursos oferecidos pelas diversas instituições de ensino. Ressalta-se o risco que essas instituições podem correr em tornarem-se irrelevantes ou anacrônicas no espaço público, diante do cenário contemporâneo, ao não planejarem a formação teológica com o uso de tecnologias da informação. Para tanto, o artigo propõe possíveis caminhos que podem auxiliar os envolvidos na educação teológica a se adequarem à tendência crescente de oferta de programas de formação que utilizam a tecnologia digital.

Referências

HARAN, Michael. A history of education technology. In: Institute of progressive education and learning. Disponível em: http://institute-of-progressive-education-and-learning.org/a-history-of-education-technology/. Acesso em: 2 de jun. 2020.

INEP. Censo da Educação Superior: principais resultados. Disponível em: https://download.inep.gov.br/ educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 2 de jun. 2020.

MEC/CNE/CES. Resolução N º 4, de 16 de setembro de 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia e dá outras providências. Brasília: DF, 2016. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN42016.pdf. Acesso em: 2 de junho de 2020.

NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da educação na antiguidade cristã. Brasília: Kiron, 2018.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2006.

TARUS, David. Six Trends, Six Issues, Six Proposals: Theological Education (TE) in Africa in the Face of the COVID-19 Pandemic. Disponível em: https://mailchi.mp/e83d8b75da32/six-trends-six-issues-six-proposals?e=05406ebff3. Acesso em: 2 de jun. 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-30

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier