A relevância da educação teológica para a sociedade e o uso da tecnologia nos programas de formação
Palavras-chave:
Educação teológica, Tecnologia, Educação a distância, Espaço públicoResumo
O presente artigo visa provocar a reflexão sobre a importância e contribuição da educação teológica para a sociedade na formação de teólogos e atores sociais em suas comunidades religiosas. Mais especificamente, o foco recai sobre a reflexão, avaliação e proposta de atualização das estruturas pedagógicas e metodológicas dos cursos oferecidos pelas diversas instituições de ensino. Ressalta-se o risco que essas instituições podem correr em tornarem-se irrelevantes ou anacrônicas no espaço público, diante do cenário contemporâneo, ao não planejarem a formação teológica com o uso de tecnologias da informação. Para tanto, o artigo propõe possíveis caminhos que podem auxiliar os envolvidos na educação teológica a se adequarem à tendência crescente de oferta de programas de formação que utilizam a tecnologia digital.
Referências
HARAN, Michael. A history of education technology. In: Institute of progressive education and learning. Disponível em: http://institute-of-progressive-education-and-learning.org/a-history-of-education-technology/. Acesso em: 2 de jun. 2020.
INEP. Censo da Educação Superior: principais resultados. Disponível em: https://download.inep.gov.br/ educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 2 de jun. 2020.
MEC/CNE/CES. Resolução N º 4, de 16 de setembro de 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia e dá outras providências. Brasília: DF, 2016. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN42016.pdf. Acesso em: 2 de junho de 2020.
NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da educação na antiguidade cristã. Brasília: Kiron, 2018.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2006.
TARUS, David. Six Trends, Six Issues, Six Proposals: Theological Education (TE) in Africa in the Face of the COVID-19 Pandemic. Disponível em: https://mailchi.mp/e83d8b75da32/six-trends-six-issues-six-proposals?e=05406ebff3. Acesso em: 2 de jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.