Formação docente e religiões de matriz africana:

necessidades e possibilidades

Autores

  • Charles Klemz Faculdades EST
  • Roberval Rubens Silva Faculdades EST

Palavras-chave:

Intolerância religiosa, Formação docente, Religiões de matriz africana

Resumo

A intolerância religiosa é uma realidade mundial. Para lidar com este problema, a educação é a via que se mostra eficaz uma vez que lida com o conhecimento e a formação de pessoas. Nesse sentido, além de currículos e materiais didáticos alinhados às necessidades educacionais, a formação docente se mostra fundamental. A partir de pesquisa bibliográfica, o artigo toma a obra de Erisvaldo Pereira dos Santos, intitulada "Formação de Professores e Religiões de Matrizes Africanas: um diálogo necessário", para questionar em que medida a falta de formação adequada dos professores em relação às religiões de matriz africana contribui para a intolerância religiosa? A falta de conhecimento acerca do outro contribui para a estigmatização e o preconceito. Aliado a esse desconhecimento está a disputa pela verdade, quando fundamentalismos tomam o lugar do diálogo. A pesquisa conclui que a formação docente é necessária tanto para levar o conhecimento acerca das religiões de matriz africana para a sala de aula, quanto para fomentar o diálogo, a empatia e a alteridade em relação àquilo que é desconhecido.

Biografia do Autor

Roberval Rubens Silva, Faculdades EST

Mestrando em Teologia, Faculdades EST, robervalrubens@gmail.com, Lattes: 6757449411048868

Referências

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject