Formação docente e religiões de matriz africana:
necessidades e possibilidades
Palavras-chave:
Intolerância religiosa, Formação docente, Religiões de matriz africanaResumo
A intolerância religiosa é uma realidade mundial. Para lidar com este problema, a educação é a via que se mostra eficaz uma vez que lida com o conhecimento e a formação de pessoas. Nesse sentido, além de currículos e materiais didáticos alinhados às necessidades educacionais, a formação docente se mostra fundamental. A partir de pesquisa bibliográfica, o artigo toma a obra de Erisvaldo Pereira dos Santos, intitulada "Formação de Professores e Religiões de Matrizes Africanas: um diálogo necessário", para questionar em que medida a falta de formação adequada dos professores em relação às religiões de matriz africana contribui para a intolerância religiosa? A falta de conhecimento acerca do outro contribui para a estigmatização e o preconceito. Aliado a esse desconhecimento está a disputa pela verdade, quando fundamentalismos tomam o lugar do diálogo. A pesquisa conclui que a formação docente é necessária tanto para levar o conhecimento acerca das religiões de matriz africana para a sala de aula, quanto para fomentar o diálogo, a empatia e a alteridade em relação àquilo que é desconhecido.
Referências
ALVES, Rubem. O que é religião? 13 ed. São Paulo: Loyola, 2012.
CAVALCANTI, Nicolau da Rocha. A beleza humana: histórias e reflexões sobre ética e estética. São Leopoldo: Unisinos, 2013. (Coleção Aldus 39).
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. [Equipe RT], 19. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2002.
REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Ensino religioso e intolerância religiosa. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi, KLEIN, Remí. Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.
SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Formação de Professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário. 2 ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2015.
VELIQ, Fabrício. Da intolerância ao diálogo: um caminho necessário. São Leopoldo: Identidade, v.24 n. 1, p. 126-136, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.