Hermenêuticas da Revelação cristã na esfera pública
Palavras-chave:
Revelação; Hermenêutica; Pluralismo; Esfera Pública.Resumo
Alguns referenciais podem auxiliar na elaboração de hermenêuticas da Revelação cristã na esfera pública: a perspectiva da alteridade torna a teologia apta a dar voz ao outro; a consideração da complexidade do tempo atual, possibilita compreender que os saberes humanos são tecidos conjuntamente; a elaboração de uma leitura do Mistério divino como saber que se reconhece como provisório e imerso na pluralidade cultural e religiosa oportuniza reinterpretar verdades fundamentais do cristianismo. Um teologizar que se coloca na soleira, tem em vista que não há mais condições de uma perspectiva de entrincheiramento em um único itinerário de compreensão e expressão da verdade. Para ter relevância na esfera pública, a teologia cristã, enquanto hermenêutica da Revelação cristã, precisa se associar à práxis, pois a prática confere ao cristianismo uma identidade místico-política sensível às realidades de sofrimento e às dinâmicas de colaboração em prol da justiça.
Referências
AMALADOSS, Michael. Pela estrada da vida: prática do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 1996.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
CALDAS, Carlos. Desafios da teologia pública para a reflexão teológica na América Latina. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 88, p. 328-353, 2016.
CARVALHO, Osiel Lourenço de. Religiões no espaço público: reflexões a partir da teologia pública. Correlatio, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 105-116, 2014.
COCCOLINI, Giacomo. Johann Baptist Metz. São Paulo: Loyola, 2011.
GEFFRÉ, Claude. Athènes, Jérusalem, Bénarès: la rencontre de l’Ocident chrétien et de l’Orient. In: TARDAN-MASQUELIER, Y. (Org.). Les spiritualités au carrefour du monde moderne. Paris: Centurion, 1994, p. 103-128.
GEFFRÉ, Claude. Como fazer teologia hoje: hermenêutica teológica. São Paulo: Paulinas, 1989.
GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar: a virada hermenêutica da teologia. Petrópolis: Vozes, 2004.
GEFFRÉ, Claude. De Babel à Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.
GEFFRÉ, Claude. Mission et inculturation. Spiritus, Paris, n. 109, p. 406-427, 1987.
GEFFRÉ, Claude. Pluralité des théologies et unité de la foi. In: LAURET, Bernard; REFOULÉT, François (Orgs.). Initiation à la pratique de théologie. Paris: Cerf, 1982, t. 1, p.117-142.
GEFFRÉ, Claude. Révélation et expérience historique des hommes. Laval théologique et philosophique, Laval, v. 46, n. 1, p. 3-16, 1990.
GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: Unesp, 1995.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, v. 1.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
HAIGHT, Roger. Jesus, símbolo de Deus. São Paulo: Paulinas, 2003.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaios sobre a exterioridade. Lisboa: 70, 1977.
METZ, Johann Baptist. A fé em história e sociedade: estudos para uma teologia fundamental prática. São Paulo: Paulinas, 1981.
METZ, Johann Baptist. Memoria passionis: una evocación provocadora en una sociedade pluralista. Santander: Sal Terrae, 2007.
METZ, Johann Baptist. Mística de olhos abertos. São Paulo: Paulus, 2013.
MOLTMANN, Jürgen. A paixão de Cristo: por uma sociedade sem vítimas. Cadernos IHU em formação, São Leopoldo, p. 78-82, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
TEIXEIRA, Faustino. A teologia do pluralismo religioso em Claude Geffré. Numen, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 45-83, Jan./Jul. 1998.
TRACY, David. A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
VATTIMO, Gianni. A idade da interpretação. In: RORTY, Richard; VATTIMO, Gianni. O futuro da religião: solidariedade, caridade, ironia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.
VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade: por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro: Record, 2004.
VATTIMO, Gianni; ROVATTI, Pier Aldo. Il pensiero debole. 3. ed. Milano: Giangiacomo, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.