Teologia fundamental na esfera pública
Palavras-chave:
Teologia; Esfera Pública; Sociedade Secular; Pensamento Contemporâneo.Resumo
A teologia fundamental situa-se na fronteira entre a teologia e a sociedade, com o intuito de traduzir as questões da fé para o pensamento contemporâneo. A tarefa do teólogo fundamental é, sobretudo, dialogar com a sociedade secular e pluralista, tendo em vista as contribuições da teologia na esfera pública, em vista do exercício da cidadania. A teologia tem, nesse sentido, um caráter religioso e político. A presente pesquisa, com uma abordagem teórico-bibliográfica, visa trabalhar a teologia fundamental na esfera pública como uma resposta aos desafios emergentes na atualidade, tendo em vista que a teologia necessita configurar-se como discurso público cujos interlocutores privilegiados são a tradição eclesial, a racionalidade acadêmica e a sociedade secular contemporânea. Para isso, precisa considerar os desafios emergentes da cultura digital, a fim de comunicar e discernir o conteúdo da fé como algo relevante para as pessoas de hoje.
Referências
ALFARO, Juan. De la cuestión del Hombre a la cuestión de Dios. Salamanca: Sigueme, 1989.
BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2001.
CALDAS, Carlos. Desafios da teologia pública para a reflexão teológica na América Latina. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 88, p. 328-353, Jul.-Dez. 2016.
CARVALHO, Osiel Lourenço de. Religiões no espaço público: reflexões a partir da teologia pública. Correlatio, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 105-116, Jun. 2014.
CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Concílio Vaticano II. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 143-256.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. 3. ed. Brasília: CNBB; São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007.
DANNER, Leno Francisco. Um fundamento para o ecumenismo: a irredutibilidade do outro. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 33, p. 70-98, Jan./Mar. 2014.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2018.
GADAMER, Hans-Georg. A incapacidade para o diálogo. In: ALMEIDA, Custódio Luís Silva de (Org.). Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000, p. 129-140
GEFFRÉ, Claude. Crer e interpretar: a virada hermenêutica da teologia. Petrópolis: Vozes, 2004.
GEFFRÉ, Claude. De Babel à Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.
GEFFRÉ, Claude. O futuro da religião entre fundamentalismo e modernidade. In: SUSIN, Luiz Carlos (Org.). Teologia para outro mundo possível. São Paulo: Paulinas, 2006.
GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: Unesp, 1995.
GOMES, Tiago de Fraga. O Logos hermenêutico em teologia: de uma racionalidade hermenêutica a uma leitura plural da economia da revelação cristã. Porto Alegre: Edipucrs, 2021.
GOMES, Tiago de Fraga. Por uma relação entre inteligência da fé e racionalidade científica no contexto atual. Encontros Teológicos, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 121-138, Jan./Abr. 2017.
GRÜMME, Bernhard. Heterogenität in der Religionspädagogik. Grundlagen und konkrete Bausteine. Freiburg: Herder, 2017.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 10, n. 3, 703-721, Set./Dez. 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaios sobre a exterioridade. Lisboa: 70, 1977.
METZ, Johann Baptist. Glaube in Geschichte und Gesellschaft. Studien zu einer praktischen Fundamentaltheologie. 5. ed. Mainz: Matthias-Grünewald, 1992.
METZ, Johann Baptist. Memoria Passionis. Ein provozierendes Gedächtnis in pluralistischer Gesellschaft. Freiburg: Herder, 2017.
METZ, Johann Baptist. Mystik der offenen Augen. Wenn Spiritualität aufbricht. Freiburg: Herder, 2011.
MIRANDA, Mário de França. A Igreja católica diante do pluralismo religioso no Brasil. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. A Igreja católica diante do pluralismo religioso no Brasil (I). São Paulo: Paulinas, 1991 (Estudos da CNBB, 62), p. 62-88.
MOLTMANN, Jürgen. A paixão de Cristo: por uma sociedade sem vítimas. Cadernos IHU em formação, São Leopoldo, p. 78-82, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NENTWIG, Roberto. A evangelização no mundo digital. Revista de Pastoral da ANEC, a. 5, n. 8, p. 9-19, 2020.
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira. O princípio pluralista: bases teóricas, conceituais e possibilidades de aplicação. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 25, n. 90, p. 234-257, Jul./Dez. 2017.
SANTO ANSELMO. Proslogion seu Alloquium de Dei existentia. Covilhã: UBI, 2008.
SBARDELOTTO, Moisés. Pastoral onlife: uma perspectiva ecológica e integral da comunicação da fé. Ephata, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 149-177, Jan./Jun. 2023.
TRACY, David. A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
VATTIMO, Gianni. A idade da interpretação. In: RORTY, Richard; VATTIMO, Gianni. O futuro da religião: solidariedade, caridade, ironia. Organização Santiago Zabala. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.