O direito das gerações presentes e futuras a uma natureza limpa e sadia
Teoambientologia em diálogo com Hans Jonas
Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Teoambientologia., Educação ambiental, Educação teológicaResumo
O artigo propõe um diálogo entre a Filosofia Ambiental e a Teoambientologia, uma ciência em construção. Para tanto, fará uso dos pensamentos e reflexões do filósofo clássico Hans Jonas em suas analises críticas ao antropoceno pós iluministas, movimento que influenciou o cristianismo europeu e estadunidense ao favorecer o desenvolvimento de ideologias capitalistas que resultaram na desumanização e na destruição dos ecossistemas e meio ambiente. Para a Teoambientologia a educação ambiental, um dos seus pilares, é a chave para o conhecimento e soluções de paradigmas ambientais. O artigo trará sugestões aos seminários e escola teológicas que façam a inclusão do núcleo temático da Teoambientologia em suas grades curriculares e programa de aula dos cursos de educação teológica cristã. A metodologia é investigativa e busca por respostas ao momento sócio politico dos dias atuais e nas questões que envolvam discussões éticas, étnicas, raciais além de uma reflexão sobre as ações humanas na degradação ambiental que como consequência tem desencadeado ao longo da história uma série de desequilíbrios pondo em risco a sua própria existência.
Referências
CARSON, Rachel. Silent Spring. Boston: Houghton Mifflin Company, 1962.
JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. da PUC-Rio, 2006.
KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial. Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2001.
MARINGOLI, Ângela. Teoambientologia. Um desafio para a educação teológica. São Paulo: Recriar, 2019.
PRIMAVESI, Ana. O solo tropical: casos. Perguntando sobre o solo. São Paulo: Fundação Okada, 2003.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.