Ciências das Religiões Aplicadas e seus contributos para o currículo do Ensino Religioso no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Ciências das Religiões Aplicadas. Currículo. Ensino Religioso. BNCC.

Resumo

No artigo, as Ciências das Religiões Aplicadas são aproximadas ao currículo do Ensino Religioso, assim como ocorre com outras áreas que constituem o currículo das escolas no Brasil. A BNCC emerge como documento norteador da docência no Ensino Religioso, a partir dos referenciais e dos pressupostos teórico-metodológicos das Ciências das Religiões Aplicadas. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, ressalta-se o status acadêmico dessa área que empreende estudos sobre as religiões e visões seculares de mundo, mostrando-se, assim, adequada à formação docente nesse componente curricular. As Ciências das Religiões Aplicadas constituem o referencial privilegiado para o currículo do Ensino Religioso, porque apresenta um potencial para garantia da laicidade e para ser tratada como como ciência aplicada da religião.

Biografia do Autor

Ivanir Alves da Silva, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda no PPG de Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória

Wallace Soares da Paixão, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vit´ória. Professor da Graduação em Teologia e da Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Batista de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Cátedra de Teologia Pública.

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Publicado

2024-04-25

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Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject