A injustiça social no século VIII A.E.C em Israel:
uma leitura teológica a partir da literatura de Amós
Palavras-chave:
Pobre, Injustiça Social, Amós, SolidariedadeResumo
O artigo faz uma leitura teológica do livro de Amós, enfatizando a injustiça social que marcara a sociedade de Israel antigo, no século VIII A.E.C., em detrimento da solidariedade, enquanto prática comum dos seguidores de Yahweh, e seus efeitos na vida das pessoas em situação de pobreza. A partir das contribuições da Arqueologia, procura-se: descrever a prosperidade de Israel no contexto do reinado de Jeroboão II; analisar os principais pontos de conflito entre os camponeses e citadinos; evidenciar o sofrimento do povo, em virtude da violência que padeciam e aumento da arrecadação de tributos; esclarecer as denúncias de Amós diante das injustiças de seu tempo; e relacionar o luxo da classe abastada de Israel com a opressão do povo. A falta de solidariedade não parece ter sido apenas um problema da sociedade de Amós, ao contrário, ela continua fazendo vítimas na contemporaneidade e sua ausência solicita pela transformação da sociedade.
Referências
BONORA, Antônio. Amós: o projeta da justiça. São Paulo: Paulinas, 1983.
CERESKO, Anthony R. Introdução ao Antigo Testamento: numa perspectiva libertadora. São Paulo: Paulus, 1996.
GOTTWALD, Norman K. Introdução socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Paulus, 1988.
HORSLEY, Richard A. Bandidos, profetas e messias: movimentos populares no tempo de Jesus. São Paulo: Paulus, 2007.
KESSLER, Rainer. História social do antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009.
LIVERANI, Mario. Para além da Bíblia: histórias antigas de Israel. São Paulo: Paulus; Loyola, 2008.
SCHWANTES, Milton. Amós: meditações e estudos. Petrópolis: Vozes; São Leopoldo: Sinodal, 1987.
SMITH, Mark S. O memorial de Deus: história, memória e a experiência do divino no antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.