Diversidade cultural e Ensino Religioso:

um balanço bibliográfico

Autores

  • Regina Oliveira de Lima Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Wanderley Pereira da Rosa Faculdade Unida de Vitória

Palavras-chave:

Diversidade, Ensino Religiosos, Escola

Resumo

O presente artigo propõe, através da metodologia bibliográfica, desenvolver um balanço de produções acadêmicas que tratam de como o Ensino Religioso, enquanto componente curricular da escola, pode contribuir para a formação dos indivíduos em meio às diversidades presentes nesse contexto. Essas diversidades se apresentam nas variedades individuais e pessoais de cada aluno, ou das regiões de cada escola ou ainda, macro diversidades, como as étnicas e religiosas, que compõem as identidades daqueles envolvidos com a educação formal. Ao debatermos sobre o contexto multicultural das sociedades contemporâneas - dando destaque ao Brasil - e percebendo as diversas formas de desenvolvimento de identidades, afirma-se a necessidade de que o Ensino Religioso se proponha a ser, para além de uma disciplina sobre o fenômeno religioso, um espaço de formação cidadã, baseando-se nas Ciências das Religiões.

Biografia do Autor

Regina Oliveira de Lima, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora pedagoga da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mestranda em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória.

Wanderley Pereira da Rosa, Faculdade Unida de Vitória

Doutor em Teologia pela PUC-RJ, Diretor-Geral da Faculdade Unida de Vitória.

Referências

ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Diversidade religiosa, multiculturalismo e a participação do Ensino Religioso. In: ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Ciências das religiões: uma análise transdisciplinar. vol. 3. Guarujá: Científica Digital, 2021.

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

BARROS, José D’Assunção. Igualdade e diferença: construções históricas e imaginárias em torno da desigualdade humana. Petrópolis: Vozes, 2019.

BAVARESCO, Paulo Ricardo. Multiculturalismo e diversidade cultural: uma reflexão. Unoesc & Ciência - ACHS Joaçaba, v. 7, n. 1, p. 61-68, 2016.

BOTTOMORE, Tom; GELLNER, Ernest; NISBET Robert; OUTHWAITE, William; TOURAINE Alain (eds.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

CANTARELLI, Juliana M; GENRO, Maria Elly H. Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo preconceitos e potencializando cidadania. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 280-297, 2016.

CARVALHO, Semíramis Regina Moreira de; MANGUEIRAS, Cátia Cristina de Oliveira. Educar para a diversidade cultural: uma questão de direitos humanos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE, v. 2, Anais... 2019.

DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004.

GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

HALL, Stuart. A questão multicultural. In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

LISBOA, Dinelle Rejane da Silva; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. A produção de conhecimento sobre multiculturalismo e currículo da educação básica: análise de dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação brasileiros (2011-2020). Revista Teias, v. 23, n. 69, 2022.

MOREIRA, Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

PARRON, Tamis. A política da escravidão no Império do Brasil: 1826-1865. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

RODRIGUES, Emily Scheffler. Um olhar das especialistas sobre a contemporaneidade e a criticidade do tema diversidade cultural e currículo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 1, 2005.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject