Avatar, Ecologia, Vida e Resistência
Palavras-chave:
avatar, teologia, ecologia, espiritualidadeResumo
O presente trabalho visa tratar da temática da teologia em articulação com o tema da ecologia tendo como elemento principal de análise o filme Avatar. Para tanto utilizaremos como referenciais Boff e Ribeiro, por serem autores comprometidos com a temática e que em suas propostas versam sobre a libertação numa perspectiva integral. Teologia e cinema. Elementos que convergem em vários pontos e que buscam ser trabalhados nesse artigo de forma dialética.
Referências
BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. São Paulo: Ática, 1999.
MAIORINO, Fabiana Tavolaro; CAMILLO, Simone de Oliveira. O filme Avatar sob o olhar do pensamento complexo. Domínios da Imagem, Londrina, v.7, n.12, p.83-94, jan/jul, 2013.
PINHEIRO, Francisco de Moura. Intercom. Avatar, Gaia e Florestiana: três dimensões. Rio Branco, Acre, 22-29 mai 2010. Disponível em: http://intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0275-1.pdf.
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira. O princípio pluralista. São Paulo: Loyola, 2020.
STAFFOLANI, Marcos. Unisinos. Avatar 2: da água para o além. 16 mar 2023. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/625475-avatar-2-da-agua-para-o-alem-artigo-de-marco-staffolani.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.