A cosmogonia escatológica do Deuteroisaías
Um estudo das fontes e funções do mito cosmogônico
Palavras-chave:
Mito-Cosmogonia-Escatologia- DeuteroisaíasResumo
Esta pesquisa representa uma busca pelo uso escatológico dos mitos cosmogônicos mesopotâmicos na profecia do Deuteroisaías. Esta pesquisa vai muito além de uma simples verificação da presença do mito cosmogônico ou não no Deuteroisaías. Para se chegar aos resultados esperados, tem de se fazer um mapeamento de todas as fontes cosmogônicas presentes, avaliar qual delas se encaixa nas cosmogonias em trânsito em Israel, para então determinar qual dentre elas será a chamada fonte mesopotâmica (Qm). Uma vez tendo sido verificado que Is 51, 9 não se encaixa no padrão vigente de Israel, é necessário que se busque assenhorear-se das intenções do Deuteroisaías em utilizar um material de fonte pagã. Is 51, 9 integra o material deuteroisaiano com as intenções de legitimar a mensagem profética, reorientar a fé de Israel e servir de paradigma para os atos futuros de IHWH.
Referências
BERKHOF, L. História das Doutrinas Cristãs. São Paulo: PES, 1992. pp.231-243.
BRUEGGEMANN & WOLFF. O dinamismo das tradições do Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1984.
CONNER, W. T. Doutrina Cristiana. Buenos Aires: Casa Bautista de Publicaciones, 1962. p. 345-387.
CRIPA, Adolfo. Mito e Cultura. São Paulo: Convívio, 1975.
DINGERMANN, Friedrich. A Esperança de Israel em Deus e no seu Reino. Origem e Desenvolvimento da Escatologia do Antigo Testamento. In: SCHREINER, J. (coord.). Palavra e Mensagem. São Paulo: Edições Paulinas, 1978, p. 430-444.
ELIADE Mircea. História da Religião de Israel. São Paulo: Paulinas, 1982. pp.381-410.
ELIADA Mircea. História das Crenças e das Idéias Religiosas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, (S/D).
ELIADE Mircea. O messias no livro de Isaías, 4: O Filho Sofredor e Ministrante. In: GRONINGER, G. Van. Revelações Messiânicas no Velho Testamento. Campinas: Luz Para o Caminho, 1995. pp.564-606.
ELIADE Perspectivas da Teologia Protestante nos Séculos XIX e XX. São Paulo: ASTE, 1986.
ELIADE, Mircea. Aspectos do mito. Lisboa: Edições 70, 1989.
ELIADE, Mircea. De Los Primitivos Al Zen. Buenos Aires: Megápoles, Vol. 1 e 3. (S/D).
ELIADE, Mircea. La Busqueda. Buenos Aires: Megápolis, 1971.
ELIADE, Mircea. Las Religiones en El Mundo Mediterraneo y En El Orinete Proximo. In: ELIADE, Mircea (Org.). História das Religiones Siglo Vienttiuno. Vol. 5. México: Siglo Vientiuno Ed, 1977.
ELIADE, Mircea. Mito do Eterno Retorno. São Paulo: Mercúrio, 1992. pp.175.
ELIADE, Mircea. O Conhecimento sagrado de todas as eras. São Paulo: Ed. Mercúrio, 1995.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. A Essência das Religiões. Lisboa: Edição Livros do Brasil, (S/D).
ELIADE, Mircea. Origens. Lisboa: Edições 70, 1989..
ELIADE, Mircea. Tratado de História das Religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FOHRER, G. Estruturas teológicas fundamentais do Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1982.
GERSTENBERGER, E. Deus no Antigo Testamento. São Paulo ASTE, 1981.
GOTTWALD, Norman K. As tribos de Iahweh. São Paulo: Paulinas, 1986.
GOTTWALD, Norman. Introdução Socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Paulinas, 1988.
HAAG, Ernst. Deus Criador e Deus Salvador na Profecia de Deuteroisaías. In: GERSTENBERGE, E. (Coord.). Deus no Antigo Testamento. São Paulo: ASTE, 1981.
JESTIN, Raymond. La Religión Sumaria. In: ELIADE, Mircea. (Org.). História das Religiones Siglo Vienttiuno. Las Religiones Antiguas. Vol. 1. México: Siglo Vientiuno Ed., 1977
JUNG, C. G. Psicologia da Religião Ocidental e Oriental. Petrópolis: Vozes, 1983.
KRANNER, Samuel Naob. Sumeriam Mithology. New York: Harper & Brothers, 1961.
LAMAS, Maria. Mitologia geral. O mundo dos deuses e heróis. Lisboa: Estampo, 1973.
LORETZ, Oswald. Criação e mito: homem e mundo seu gênero. São Paulo: Paulinas, 1979.
LUCCIONI, Gennie. Atualidade do mito. Vários autores. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
METZGER, Martin. História de Israel. São Leopoldo: Sinodal, 1989.
PURY, Albert de. O Pentateuco em questão. As origens e a composição dos cinco primeiros livros da Bíblia à luz das pesquisas recentes. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995.
RAD, Gerhard Von. El libro del Gênesis. Salamanca: Ed. Sgueme, 1977.
RAD, Gerhard Von. Teologia do Antigo Testamento. Vol. 1 e 2. São Paulo: Ed. ASTE, 1881.
SCHREINER, J. O livro da Escola de Isaías. In: SCHREINER, J. (Coord.). Palavra e Mensagem. São Paulo: Edições Paulinas, 1978.
SELLIN, Ernest; -FOHRER, Georg Gêneros Narrativos e suas Tradições. In: SELLIN-FOHRER. Introdução ao Antigo Testamento. Vol. I. São Paulo: Paulinas, 1977.
TILLCH, Paul. Filosofia de la Religión. Buenos Aires: Megápolis, 1973.
TILLICH, Paul Teologia Sistemática. S. Leopoldo e S. Paulo: Sinodal & Paulinas, 1984.
TOYNBEE, A. Um Estudo de História. São Paulo: Ed. Brasileira, 1953.
VAZ, M. Martin. Alienação do Cristianismo. Coimbra: Almedina, 1971.
VRIEZEN, Th, C. Theologie des Alten Testaments in Grundzügen, Neukirchen, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.