A Teologia da Libertação e a luta pela terra na Amazônia
Ação e resistência de clérigos progressistas e a opção preferencial pelos pobres
Palavras-chave:
Teologia da Libertação, Luta pela Terra, Amazônia e Ditadura militarResumo
Este artigo debate a ação de clérigos progressistas, adeptos da Teologia da Libertação, que se alinharam ao lado de trabalhadores rurais na luta pela terra na Amazônia brasileira durante o desdobramento da ditadura militar no Brasil, ou seja, entre (1964-1985). Essa igreja progressista, foi responsável pela criação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), pela Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e por vários programas sociais de cunho materialista que visava a libertação dos menos favorecidos. Para dar conta de compreender esse processo acionei um amplo de espectro de arquivos da prelazia de Cametá, os arquivos da CNBB/Norte-2, CPT- Para, SUDAM, ITERPA. Logo, alinhando essa gama variada de fontes, conjugando com uma bibliografia que discuta a Teologia da Libertação, buscamos entender melhor a atuação da igreja progressista na Amazônia e a luta pela terra.
Referências
AREZ, Heinz Karl; VASCONCELOS, George Alexandre Barbosa de. Encarnavio e Libertaccio: os ecos do Concilio Vaticano II na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, n. 19, vol. 7, maio 2014.
BARATA, Ronaldo. Inventário da violência: Crime e impunidade no campo paraense (1980-1989). Belém: Cejup, 1995.
CHARBONNEAU, Paul-Eugene. Da Teologia ao Homem: ensaio sobre a Teologia da Libertação. São Paulo: Loiola, 1985.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Rio - Medellín - Puebla - Santo Domingos. São Paulo: Paulus, 2004.
FAVACHO, Jose Coutinho. Catolicismo Amazônico e as CEB's diante das transformações sociais em ocorrência na regido: estudo sobre a pastoral da prelazia de Cametá, a luz da teologia da Libertação. 1984. Dissertação (Mestrado) PUC/Rio de Janeiro, l984.
FRENCKEN. Geraldo. Em Missão os padres da congregação da Missão Lazaristas no Nordeste e Norte do Brasil. Fortaleza. 2010.
GUIMARÃES, Juarez Rocha. O Cristianismo e a formação da Moderna questão Agrária BrasiLeira. In: PAULA, Delsy G.; MURGELSTARLING, Heloisa Maria; ROSA, Juarez Rocha Guimaraes (org.). Sentimento de Reforma Agrária, sentimento de República. Belo Horizante: Editora UFMG, 2006. História, São Paulo: PUC, n. 10, dez. 1993. (p. 07-28).
PEREIRA, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta dos trabalhadores rurais pela posse da terra no sudeste do Pará. 2004. (Especialização em História Social da Amazônia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.
PETIT, Pere. A esperança equilibrista: a trajetória do PT no Pará. São Paulo: Boi Tempo, NAEA – UFPA, 1996.
SANTOS, Deyse Silva dos. A Igreja dos Pobres e Movimentos Urbanos: a atuação das CEBs nos movimentos de bairros de Belém (Décadas de 1970 e 1980). Revista Estudos Amazónicos, v. VII, n. 1, 2012.
SILVA, Adriane dos Prazeres. O Vale do Tocantins e a Lei Anilzinho: (1961-1981). 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) – Programa de Pós-Graduação de História Social da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
SILVA, dos Prazeres Adriane. As terras de uso comum e os castanhais do vale amazônico: luta, resistência e a lei dos posseiros (1930 - 1991). tese de doutorado defendida no Programa de pós-graduação de História social – UFPA, 2021.
SILVA, Sandro Ramon Ferreira. O Tempo das Utopias: religião e romantismo no imaginário da teologia da libertação dos anos de 1960 a 1990. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, 2013
SOUSA JÚNIOR, João Batista Rodrigues de. Da gênese às novas gerações sindicais: juventude e atuação política no sindicato dos trabalhadores (as) rurais de Cametá 2017. Dissertação de mestrado- Programa de Pós- graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Campus de Universitário de Cametá- Universidade Federal do Pará- 2017.
SOUSA, Raimundo Valdomiro. Campesinato na Amazônia: da subordinação à luta pelo poder. Belém: NAEA, 2002.
SOUZA, Sara Cristina de. Igreja Católica, política e moral durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Dossiê Religião, n. 4 – abr./jul., 2007
TRECCANI, Girolamo Domenico. O título de posse e a legitimação de posse como formas de aquisição da propriedade p 1-33.
VIERA, Jaci Guilherme. Um novo projeto de igreja e de missão entre os índios de Roraima: A ordem da Consolata: 1969 a 1997. Texto de Pós-doutorado apresentado no PPHIST, dez. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.