O Movimento de Lausanne Cidade do Cabo e a Teoambientologia
Palavras-chave:
Pacto de Lausanne. Missão Integral. Teoambientologia. Cidade do CaboResumo
O Congresso de Cidade do Cabo trouxe um despertar missiológico ao ressaltar a ação da igreja dentro do marco da Missão Integral. A teologia da Missão Integral é um dos pilares fundamentais da Teoambientologia o que a aproxima do diálogo com o Movimento de Lausanne. Nesse sentido, o artigo buscou promover uma articulação teológica entre o Documento de Cidade do Cabo (2010) e a Teoambientologia (2019). A metodologia adotada consistiu na análise de bibliografias dos teóricos das primeiras gerações do Congresso de Lausanne presentes no desenvolvimento da Missão Integral. Foram usados artigos e relatórios disponibilizados nos sites do Movimento de Lausanne. Durante a elaboração do artigo, surgiram inquietações sobre o Congresso de Lausanne de 1974, e a sua repercussão no meio evangélico brasileiro e influência no Congresso de Cidade do Cabo. Foi apresentado um histórico do movimento, evidenciando como o espírito de Lausanne se manteve vivo, apesar do recrudescimento espiritual e teológico nas igrejas.
Referências
BARRO, Antônio Carlos. Revisão do marco da missão integral. In: Congresso Brasileiro de Evangelização. Missão Integral: proclamar o Reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo. Viçosa: Belo Horizonte: Visão Mundial,2004.
BOSCH, J. David. Missão Transformadora, Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão. São Leopoldo, R.S Ed. Sinodal. 3ª Ed. 2009.
CARRIKER, Timóteo. Oque é uma Igreja Missional: modelo e vocação da igreja no testamento. Viçosa.Ed. Ultimato. 2018
COSTAS, Orlando. Compromiso y misión. San José: Editorial Caribe, 1979.
MARINGOLI, Ângela. Teoambientologia: um desafio para a Educação Teológica. São Paulo: Ed. Recriar 2019.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaia. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PACTO DE LAUSANNE. Comentados por Jonh Stott. Ed ABU, Visão Mundial. São Paulo, 2003. 8 Pragmática s.f. Coleção de regras ou de fórmulas que regulam os atos e cerimônias da Corte e da Igreja. Revista EDUC-Faculdade de Duque de Caxias/Vol.2-Nº2/Jul-Dez 2015 52
PADILLA Carlos, Renné. Missão Integral: o Reino de Deus e a igreja. – Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2014.
PHILIPPI, Arlindo, Jr e PELICIONI, Focesi Maria Cecília. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2ª Edição Manole. Barueri, 2014.
STEUERNAGEL, Valdir Raul. A serviço do Reino: um compêndio sobre missão integral da igreja. Belo Horizonte: Missão Editora.1992.
STOTT, John R. W. Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos. Viçosa: Ultimato, 2014.
_____. Evangelização e Responsabilidade Social. São Paulo: ABU Editora, 1ª edição, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.