Os desafios da transmissão dos conhecimentos locais frente à mobilidade estudantil
Reflexões sobre Vila Franca – Território Arapyun
Palavras-chave:
Mobilidade estudantil, Transmissão, Ciência de confluênciaResumo
Este artigo problematiza a aprendizagem oferecida em instituições públicas de ensino, especialmente no nível superior e técnico, que pouco dialogam com a pluralidade e a potência epistemológica de outros modos de vida. O texto também expressa preocupação com a mobilidade estudantil. A partir de observações e conversas informais em Vila Franca, localidade vinculada à Rexes Tapajós-Arapiuns, foi possível perceber que os jovens, cada vez mais cedo, deslocam-se para centros urbanos em busca de dar continuidade aos seus estudos. Essa mudança geográfica gera o distanciamento dos estudantes em relação ao seu grupo social e às práticas locais de conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente esse contexto, propondo o aperfeiçoamento das políticas de acesso estudantil e incentivando o ensino de uma ciência de confluência.
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