Os desafios da transmissão dos conhecimentos locais frente à mobilidade estudantil

Reflexões sobre Vila Franca – Território Arapyun

Autores

  • Leonardo Silveira Santos Universidade Federal do Pará
  • Camille Ouellet Université du Québec à Montréal (UQAM)
  • Gedeão Arapyun Mestrado em Educação Indígena (UEPA, UNIFESSPA)

Palavras-chave:

Mobilidade estudantil, Transmissão, Ciência de confluência

Resumo

Este artigo problematiza a aprendizagem oferecida em instituições públicas de ensino, especialmente no nível superior e técnico, que pouco dialogam com a pluralidade e a potência epistemológica de outros modos de vida. O texto também expressa preocupação com a mobilidade estudantil. A partir de observações e conversas informais em Vila Franca, localidade vinculada à Rexes Tapajós-Arapiuns, foi possível perceber que os jovens, cada vez mais cedo, deslocam-se para centros urbanos em busca de dar continuidade aos seus estudos. Essa mudança geográfica gera o distanciamento dos estudantes em relação ao seu grupo social e às práticas locais de conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente esse contexto, propondo o aperfeiçoamento das políticas de acesso estudantil e incentivando o ensino de uma ciência de confluência.

Biografia do Autor

Leonardo Silveira Santos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2011) e mestrado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO pela Universidade do Estado do Pará (2020). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento locais em práticas terapêuticas; especialistas; Amazônia; religião; comunidades tradicionais.

Camille Ouellet, Université du Québec à Montréal (UQAM)

Mestrado em Ciências das Religiões (Maîtrise em Sciences des Religions) da Université du Québec à Montréal (UQAM)

 

Gedeão Arapyun, Mestrado em Educação Indígena (UEPA, UNIFESSPA)

Mestrado em Educação Indígena (UEPA, UNIFESSPA)

Referências

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Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier