A retomada da identidade do presbítero diocesano
Palavras-chave:
Presbítero, Identidade, Espiritualidade, Caridade pastoralResumo
A vivência da vocação presbiteral se depara cada vez mais com os desafios de uma sociedade que não tem o pressuposto da fé como algo estabelecido. Além disso, os presbíteros, em um contexto de secularização, tornam-se o ponto de tensão entre compreensões diversas sobre sua própria vocação que já não goza do status de autoridade inquestionável. Nesse caminho histórico, retomar as dimensões da formação em vista de um ser humano integrado, torna-se um convite de retorno às fontes da identidade e da espiritualidade presbiteral, ou seja, ao ministério sacerdotal, profético e pastoral do próprio Cristo, donde emana o convite de configuração do presbítero à pessoa do Cristo. Na relação com Cristo, a vocação presbiteral se fortalece ao se redescobrir não apenas a fonte do ministério, mas do próprio sentido da vida. Na graça habitual, a fé do presbítero o convida a viver sua vocação na perspectiva da caridade pastoral, não como síntese dos ministérios, mas como ministério da síntese, ao dar espaço para o protagonismo dos fiéis cristãos nas dinâmicas pastorais, em perspectiva participativa e colaborativa, em vista da ação evangelizadora da Igreja.
Referências
AGOSTINHO DE HIPONA. Confissões. São Paulo: Paulus, 2016.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2004.
CARVALHO, Humberto Robson de. Presbíteros: testemunhas da esperança. Brasília: CNBB, 2024.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Promulgado pelo Papa João Paulo II. Notas e com. Jesús S. Hortal. São Paulo: Loyola, 1983.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei Verbum: sobre a Revelação divina. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium: sobre a Igreja. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes: sobre a Igreja no mundo atual. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Christus Dominus: sobre o múnus pastoral dos bispos na Igreja. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19651028_christus-dominus_po.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Presbyterorum Ordinis: sobre o ministério e a vida dos sacerdotes. Disponível em: <https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19651207_presbyterorum-ordinis_po.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório para o ministério e a vida do presbítero. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília: CNBB; São Paulo: Paulinas; Paulus, 2007.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Santo Domingo. Nova Evangelização, Cultura Cristã e Inculturação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
FRANKL, Victor. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
GROH, Carlos Rogério. A identidade do ministério presbiteral como tema teológico-pastoral: uma questão epistemológica. Florianópolis: ITESC, 2009.
JOÃO PAULO II, Papa. Exortação apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis: sobre a formação dos sacerdotes nas circunstâncias atuais. São Paulo: Paulinas, 1992.
LIBANIO, João Batista. As lógicas da cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LORSCHEIDER, Aloísio. Identidade e espiritualidade do padre diocesano. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MOUNIER, Emmanuel. Quando a cristandade morre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: sobre a evangelização no mundo atual. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_evangelii-nuntiandi.html>. Acesso em: 26 out. 2024.
PETERON, Jordan. 12 Regras para a vida: um antídoto para o caos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2003.
URIARTE, Juan María. A espiritualidade do ministro presbiteral. São Paulo: Loyola, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.