O Ensino Religioso como facilitador do diálogo inter-religioso nas escolas de Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Diálogo Inter-religioso. Ensino Fundamental. Base Nacional Comum Curricular.Resumo
O presente artigo teve como objetivo pesquisar o Ensino Religioso na Educação Básica brasileira, focalizando o seguinte problema de pesquisa: como o Ensino Religioso pode efetivamente promover o diálogo inter-religioso nas escolas de Ensino Fundamental, nos anos finais? Para abordar essa questão, foram considerados os dispositivos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e a Constituição Federal, além de se recorrer aos pensamentos de Faustino Teixeira, Marília Domingos, Carlos Cury, entre outros autores. A pesquisa trouxe como objetivo investigar como o diálogo inter-religioso pode facilitar o Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental, anos finais, levando em consideração a laicidade do Estado e a matrícula facultativa do componente curricular. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório-descritivo, através de pesquisa documental, que revelou a grande importância do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, desde que fundamentado no diálogo entre as diversas religiões e observando os objetivos e competências descritas pela Base Nacional Comum Curricular.
Referências
BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018, p. 15.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Serviço Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei Nº 9.475. Dá nova redação ao Art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 22 de julho de 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9475.htm. Acesso em: 2 out. 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.
BRASIL, Taciana. Ensino Religioso no Brasil: da confessionalidade à laicidade? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 31, n. 119, 2023.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e religiões: a descolonização religiosa da Escola Pública. Belo Horizonte: Mazza, 2013.
CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do ensino religioso base nacional curricular comum. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134,p. 266-284, jan./mar. 2016.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, p. 183-191, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ch8ZMxtpx7ZshtgZW355HtP/. Acesso em: 6 out. 2023.
DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte: revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4740606. Acesso em: 16 set. 2023.
DOMINGOS, Marília de Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. REVER: Revista de Estudos da Religião, v. 9, 2009. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_domingos.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Caminhos-Revista de Ciências da Religião, v. 17, p. 508-522, 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313. Acesso em: 18 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GONZALEZ, Keila Patrícia; DIAS, Romualdo. O Ensino Religioso Na BNCC: O Estudo Do Fenômeno Religioso Na Escola Pública Brasileira. Revista Temas em Educação, v. 31, n. 1, p. 193-202, maio de 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL FILHO, Sylvio Fausto; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Um Espaço para Compreender o Sagrado: A escolarização do Ensino Religioso no Brasil. História Questões e Debates , v. 43, p. 103-121, 2005.
GONZALEZ, Keila Patrícia; DIAS, Romualdo. O Ensino Religioso Na BNCC: O Estudo Do Fenômeno Religioso Na Escola Pública Brasileira. Revista Temas em Educação, v. 31, n. 1, p. 193-202, maio de 2022.
HATZENBERGER, Dionísio Felipe; WENCZENOVICZ, Thais Janaina. A epistemologia do Ensino Religioso: um estudo a partir da BNCC. In: FÓRUM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, 17., Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/sites/pmnh/files/secretaria_doc/2019/03_A%20EPISTEMOLOGIA%20DO%20ENSINO%20RELIGIOSO%20-%20UM%20ESTUDO%20A%20PARTIR%20DA%20BNCC.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo religioso no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
SOUSA, Rainer. Religiosidade colonial [documento online]. Brasil Escola/Educador, 2022. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias- ensino/religiosidade-colonial.htm. Acesso em: 1 nov. 2023.
TEIXEIRA, Faustino. O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio. HORIZONTE-Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, p. 19-38, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/596. Acesso em: 16 set. 2023.
TEIXEIRA, Faustino. Diálogo inter-religioso: o desafio da acolhida da diferença. Perspectiva Teológica, v. 34, n. 93, p. 155-177, 2002. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/630. Acesso em: 16 set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.