Aconselhamento Pastoral na Perspectiva Pentecostal
Uma nova abordagem no campo do cuidado cristão
Palavras-chave:
Aconselhamento Pastoral. Cuidado. Pentecostal. Assembleia de Deus.Resumo
Este artigo propõe apresentar a teoria do Aconselhamento Pastoral na perspectiva do Pentecostalismo como uma abordagem inovadora dentro do campo de discussão acadêmica sobre o aconselhamento cristão, incorporando princípios e práticas do movimento pentecostal, com base na trajetória da Igreja Assembleia de Deus. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi bibliográfica, com a análise de literatura disponível no contexto do aconselhamento e cuidado pastoral, especialmente da Assembleia de Deus brasileira. Nesse contexto, reconhece-se a importância da Bíblia Sagrada, da experiência e espiritualidade pentecostal, da crença na ação sobrenatural de Deus, da comunhão pela fé como forma de aconselhamento, da orientação pastoral, da sensibilidade do conselheiro à voz do Senhor, da cura emocional através do aconselhamento e, por fim, da prática do cuidado pastoral. A abordagem pentecostal no aconselhamento e cuidado pastoral busca integrar a dimensão espiritual, proporcionando aos indivíduos uma jornada mais profunda de crescimento pessoal e espiritual.
Referências
ADAMS, Jay E. Conselheiro Capaz. São Paulo: Editora Fiel, 2008.
ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: a inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 2022.
Bíblia Sagrada e Harpa Cristã – Ed. Comemorativa. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2022.
CARVALHO, Esdras Fernando. O cuidado na teologia pentecostal. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2014. Disponível em: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/tede/esdrascarvalho.pdf pesquisa 08 novembro 2023,
CHAMPLIM, Russell Norman. Enciclopédia da Bíblia Teologia e Filosofia. Volume 1 (A-C). São Paulo – SP: Editora HAGNOS, 2014.
CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: Modelo centrado na libertação e crescimento. 6. Ed. rev. São Leopoldo: Sinodal, 2016.
JOHNSON JR, T. Dale. Criando uma cultura do cuidado na Igreja. São Bernardo do Campo: Nutra Publicações, 2022.
LOPES, Jamiel de Oliveira. Psicologia Pastoral: A Ciência do Conhecimento Humano com Aliada Ministérial. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
MACARTHUR, John. Ministério Pastoral: Alcançando a Excelência no Ministério. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
PAULA, Blanches de. Pedaços de nós: luto, aconselhamento pastoral e esperança. São Paulo: ASTE; Edito- Editora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2011.
RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais e Ministeriais: servido a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª Edição, 2014.
SATHLER-ROSA, Ronaldo. Cuidado Pastoral em perspectiva histórica e existencial: uma revisão crítica. São Paulo: ASTE, 2013.
SCHENEIDER-HARPPRECHT, Christoph. Aconselhamento pastoral. In: ZWETSCH, Roberto; SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph (Orgs.). Teologia Prática no Contexto da América Latina. São Leopoldo: Sinodal/EST, 3. ed. ver. e ampl., 2011.
SILVA, Esequias Soares. Declaração de Fé das Assembleias de Deus: Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e breve voltará. Esequias Sores Silva (Org.). Rio de Janeiro: CPAD, 1ª Edição, 2017.
SOARES, Esequias. O Pentecostalismo Brasileiro: Um Guia Histórico e Teológico para Compreender o Pentecostalismo no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª Edição, 2021.
SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: a atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
WELK, Leslie E. O Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais – 13ª Impressão. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.