Violência, adolescência e cultura de paz

Autores

  • Laude Erandi Brandenburg Faculdades EST
  • Mariana Pacheco Moraes Nascimento Faculdades EST
  • Homero Pereira do Nascimento Faculdades EST
  • Katiuscia Oliveira Teixeira Faculdades EST

Palavras-chave:

Adolescência, Violência, Cultura de Paz

Resumo

A violência ronda a humanidade. Embora com características distintas, ela está presente em todas as culturas e âmbitos da sociedade. Na sociedade moderna desempenha um papel particular na adolescência, que é um fenômeno psicossocial, fortemente influenciado pelo contexto em que a pessoa está inserida. Este artigo apresenta a violência como um fenômeno multifatorial e complexo.  Apresenta o cultivo de uma cultura de paz como uma proposta oportuna a ser desenvolvida ao longo da vida. Mostra que a escola, juntamente com a família, desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da integridade do ser humano, visando a vivência da paz.

Biografia do Autor

Laude Erandi Brandenburg, Faculdades EST

Laude Erandi Brandenburg, doutora em Teologia, docente dos Programas de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST de São Leopoldo/RS.

Mariana Pacheco Moraes Nascimento, Faculdades EST

Mariana Pacheco Moraes Nascimento é bolsista CNPq, mestranda em Teologia pela Faculdades EST de São Leopoldo/RS e psicóloga.

Homero Pereira do Nascimento, Faculdades EST

Homero Pereira do Nascimento é bolsista CAPES, mestrando em Teologia pela Faculdades EST de São Leopoldo/RS e pastor, atuando na área de capelania escolar.

Katiuscia Oliveira Teixeira , Faculdades EST

Katiuscia Oliveira Teixeira é bolsista CNPq, mestranda em Teologia pela Faculdades EST de São Leopoldo/RS e pedagoga.

Referências

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes médicas. 1992.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

BRASIL, CADERNO. Adolescência: Uma fase de oportunidades. Washington: UNICEF, 2011.

BUTIGAN, Ken; BRUNO, Patrícia. Da violência à integridade; um programa sobre a espiritualidade e a prática da não-violência ativa. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2009.

CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery; KOLLER, Sílvia Helena; BARROS, Monalisa Nascimento dos Santos. Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Conselho Federal de Psicologia, 2002.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

DAMOUR, Lisa. The Emotional Lives of Teenagers: Raising Connected, Capable, and Compassionate Adolescents. Ballantine Books, 2024.

DE OLIVEIRA, Karina Costa; PUCCI, Silvia Helena Modenesi. Os fatores associados à experimentação, uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na adolescência. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, 1331-1351, 2021.

DEMAR, Gary. Quem controla as escolas governa o mundo. Brasília: Editora Monergismo, 2014.

ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (Orgs.). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FRIMAN, Patrick C. There is no such thing as a bad boy: The circumstances view of problem behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 54, n. 2, p. 636-653, 2021.

GUIRAL, Elaine Cristina Vilioni de Souza. As experiências e os significados da fé e religiosidade para adolescentes em conflito com a lei. 2017. 129 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) Universidade de São Paulo, 2017.

HOEBEL, Edward Adamson; FROST, Everett Lloyd. Antropologia cultural e social. Editora Cultrix, 1981.

LEVISKY, David Léo. Adolescência e violência: consequências da realidade brasileira. Casa do Psicólogo, 2000.

MALDONADO, Maria Tereza. Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência. São Paulo: Moderna, 1997.

MANSO, Bruno Paes. A fé e fuzil: crime e religião no Brasil do século XXI. Todavia, 2023.

OUTEIRAL, José; MOURA, Luiza; DOS SANTOS, Stela Marys Vieira. (Orgs). Adultecer: a dor e o prazer de tornar-se adulto. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

PACHECO, Agustín Martínez. La violência: Conceptualización y elementos para su estudio. Política y cultura, n. 46, p. 7-31, 2016.

PASTANA, Debora Regina. Cultura do medo. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 10, 2004.

ROSENBERG, Marshal. Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da complexidade. Campinas, Papirus, 2019.

UNIDAS, Nações. Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz (ONU), em 6 de outubro de 1999. Disponível em: https://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf

WANDERMUREM, Marli. O papel da religião e a irrupção da violência numa sociedade em mudanças. Domus Online, v. 1, n. 1, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject