Violência, adolescência e cultura de paz
Palavras-chave:
Adolescência, Violência, Cultura de PazResumo
A violência ronda a humanidade. Embora com características distintas, ela está presente em todas as culturas e âmbitos da sociedade. Na sociedade moderna desempenha um papel particular na adolescência, que é um fenômeno psicossocial, fortemente influenciado pelo contexto em que a pessoa está inserida. Este artigo apresenta a violência como um fenômeno multifatorial e complexo. Apresenta o cultivo de uma cultura de paz como uma proposta oportuna a ser desenvolvida ao longo da vida. Mostra que a escola, juntamente com a família, desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da integridade do ser humano, visando a vivência da paz.
Referências
ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes médicas. 1992.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.
BRASIL, CADERNO. Adolescência: Uma fase de oportunidades. Washington: UNICEF, 2011.
BUTIGAN, Ken; BRUNO, Patrícia. Da violência à integridade; um programa sobre a espiritualidade e a prática da não-violência ativa. São Leopoldo: Sinodal, 2003.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2009.
CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery; KOLLER, Sílvia Helena; BARROS, Monalisa Nascimento dos Santos. Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Conselho Federal de Psicologia, 2002.
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
DAMOUR, Lisa. The Emotional Lives of Teenagers: Raising Connected, Capable, and Compassionate Adolescents. Ballantine Books, 2024.
DE OLIVEIRA, Karina Costa; PUCCI, Silvia Helena Modenesi. Os fatores associados à experimentação, uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na adolescência. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, 1331-1351, 2021.
DEMAR, Gary. Quem controla as escolas governa o mundo. Brasília: Editora Monergismo, 2014.
ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (Orgs.). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FRIMAN, Patrick C. There is no such thing as a bad boy: The circumstances view of problem behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 54, n. 2, p. 636-653, 2021.
GUIRAL, Elaine Cristina Vilioni de Souza. As experiências e os significados da fé e religiosidade para adolescentes em conflito com a lei. 2017. 129 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) Universidade de São Paulo, 2017.
HOEBEL, Edward Adamson; FROST, Everett Lloyd. Antropologia cultural e social. Editora Cultrix, 1981.
LEVISKY, David Léo. Adolescência e violência: consequências da realidade brasileira. Casa do Psicólogo, 2000.
MALDONADO, Maria Tereza. Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência. São Paulo: Moderna, 1997.
MANSO, Bruno Paes. A fé e fuzil: crime e religião no Brasil do século XXI. Todavia, 2023.
OUTEIRAL, José; MOURA, Luiza; DOS SANTOS, Stela Marys Vieira. (Orgs). Adultecer: a dor e o prazer de tornar-se adulto. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.
PACHECO, Agustín Martínez. La violência: Conceptualización y elementos para su estudio. Política y cultura, n. 46, p. 7-31, 2016.
PASTANA, Debora Regina. Cultura do medo. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 10, 2004.
ROSENBERG, Marshal. Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da complexidade. Campinas, Papirus, 2019.
UNIDAS, Nações. Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz (ONU), em 6 de outubro de 1999. Disponível em: https://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf
WANDERMUREM, Marli. O papel da religião e a irrupção da violência numa sociedade em mudanças. Domus Online, v. 1, n. 1, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.