Nejariar
Pequeno glossário das palavras e das ideias de Carlos Nejar
Palavras-chave:
Ciência da Religião e Literatura., Carlos Nejar, Produto técnico, GlossárioResumo
Neste artigo, apresentamos um instrumento profissional exigido em nossa dissertação de mestrado pela Faculdade Unida de Vitória: um Pequeno glossário das palavras e das ideias de Carlos Nejar, cujo objetivo central é servir como aporte ou chave hermenêutica aos professores/as de ensino religioso, literatura e filosofia que queiram apresentar a obra de Carlos Nejar aos seus alunos, ou somente, pesquisar e aprofundar seu conhecimento sobre essa figura importante no cenário cultural brasileiro. O pequeno glossário é composto por 40 palavras/ideias que servem como guia de leitura da linguagem nejariana. Não temos a pretensão de esgotar o universo nejariano das ideias, mas apontar para palavras e expressões que dialogam com seus símbolos e imaginário. As palavras, em Nejar, são sempre múltiplas, plurissignificativas, com possibilidades hermenêuticas variadas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em Nejar, dentro e fora do corpus da pesquisa, além das contribuições técnicas de Faulstich e Aguiar , que apontam caminhos e conceitos terminológicos importantes.
Referências
AGUIAR, Rebeka da Silva. Glossário sistêmico como material didático: descrição de termos formados por elementos eruditos. Tese Doutorado em Linguística. Universidade de Brasília, 2018.
BRIZOTTI, Alan. “É tudo pela Palavra”: o imaginário religioso-pentecostal de Carlos Nejar no estado do Espírito Santo”. (Dissertação de mestrado em Ciências das Religiões), Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões, Religião e Espaço Público, Faculdade Unida, Vitória-ES, 2024.
COELHO, Nelly Novaes. Carlos Nejar e a “geração de 60”. São Paulo: Edição saraiva, 1971.
CORONADO, Guillermo de la Cruz. O espessamento poemático em Carlos Nejar. Porto Alegre: EDURGS, 1981.
FAULSTICH, Enilde. Base metodológica para pesquisa em socioterminologia: termo e variação. Universidade de Brasília: Brasília, 1995.
MODERNO, João Ricardo (Org.). Dados bibliográficos do homenageado – Carlos Nejar. In: Carlos Nejar: poeta da condição humana. Rio de Janeiro: Gramma, 2009.
NEJAR, Carlos. Carta aos loucos. Rio de Janeiro: Record, 1998.
NEJAR, Carlos. Os viventes. Rio de Janeiro: Record, 1999.
NEJAR, Carlos. Livro de Silbion. São Paulo: Hucitec, 1999.
NEJAR, Carlos. Caderno de fogo: ensaios sobre poesia e ficção. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
NEJAR, Carlos. A Idade da Aurora: poesia II. São Paulo: Ateliê Editorial; Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002.
NEJAR, Carlos. A engenhosa Letícia do Pontal. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
NEJAR, Carlos. Riopampa: o moinho das tribulações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
NEJAR, Carlos. A Nuvem candidata à Presidência. Goiânia: R&F, 2010.
NEJAR, Carlos. Contos inefáveis. São Paulo: Nova Alexandria, 2012.
NEJAR, Carlos. O Evangelho segundo o vento. Campo Grande, MS: Life Editora, 2020.
NEJAR, Carlos. O idioma da alma. São Paulo: Minotauro, 2023.
PERISSÉ, Gabriel. Palavras e origens: considerações etimológicas. São Paulo: Saraiva, 2010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.