Tu, Eu e Eles!

Por uma teologia penitencial em Sl 38

Autores

Palavras-chave:

Arrependimento, Angústia, Perdão, Sofrimento, Misericórdia

Resumo

Dentre os cento e cinquenta Salmos, sete são classificados como pertencentes a família dos Penitenciais, ei-los: Sl 06; 32; 38; 51; 102; 130 e 143. Sl 38, objeto de nosso estudo descreve a realidade de dor e doença (v. 4a-b) por parte do orante. Trata-se, muito provavelmente de uma “lepra” (v. 6b). Três tons são dados ao longo do poema lírico. O primeiro, diz respeito ao SENHOR, descrito nos (vv. 2a.10a.16a-b(2x).22a.22b.23b) como um TU. Em seguida, será a vez do Eu do orante. Este último, cantará pormenorizadamente a sua dor, tocando níveis e dimensões diversos (vv. 5-9; 11-15; 1721). E, por fim, na trama literária se abrirá espaços para um ELES, no caso,  os “amados” e/ou “amigos (אֹהֲבַי)” (v. 12a), os “companheiros (רֵעַ)” (v. 12a) e “os inimigos (אֹיֵב)” (v. 20a). Teologia, literatura e sabedoria, encontram-se reunidos neste poema e desejam ensinar!

Biografia do Autor

José Ancelmo Santos Dantas, PUC-SP

É Presbítero da Diocese de Santo Amaro, com formação: Bacharel em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2009); Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI (2015), Pós-Graduado em Sagrada Escritura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário (2017), é Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (2020) com a defesa de tese: Moisés como quem não sabe falar - Um estudo exegético de Ex 4,10-17; 6,10-12.29-30 e da presença desse tema nos Evangelhos. No momento está se doutorando em Exegese e Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC com o título: "Mais doces do que o mel um estudo exegético do Salmo 19, com previsão de conclusão para 2024. Pastoralmente atua como Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, é Vigário Forâneo do setor pastoral de Santo Amaro, Membro do Conselho Econômico e Membro do Conselho Administrativo Diocesano junto a Diocese de Santo Amaro. Atualmente é Diretor Administrativo e Diretor do Curso de Teologia do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura e professor titular das disciplinas de Introdução ao estudo da Bíblia; História de Israel; Teologia do Pentateuco; Sapienciais e Salmos; Literatura Profética; Sinóticos e Atos; Literatura Joanina; Cartas Paulinas. É professor responsável pelas Disciplinas Sagradas Escrituras I, Sagradas Escrituras II , Sagradas Escrituras III e Sagradas Escrituras IV no Curso de Teologia do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. É membro, na condição de doutorando, do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) ligado à PUC-SP; Professor Parecerista dos periódicos Unitas Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões (Qualis A4) ,Revista Uniítalo em Pesquisa (Qualis B2) e REFLEXUS Revista Semestral de Teologia e Ciências da Religião (Qualis A2). Foi promotor Vocacional da Diocese de Santo Amaro no período de 2014 a 2020 e organizador do Evento Feira Vocacional no período de 2013 a 2020. Participou na condição de coapresentador do programa Páginas Difíceis da Bíblia exibido pela Rede Vida de Televisão, e atuou como comentarista junto ao programa Grupo de Reflexão Bíblica São Jerônimo exibido pelo canal do Youtube. Autor de diversas produções técnicas escritas e de estudos publicados acerca da exegese bíblica.

Referências

BÍBLIA. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Editora Paulinas. 2024

DANTAS. José Ancelmo S., Criação, migração e injustiça um ensaio ecoteológico e literário de Sl 42–43. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 39, n. 147, jan./jun. 2023.

DANTAS. José Ancelmo S., SANTOS, Rafael R., O PECADO DE DAVI Um estudo bíblico de Sl 51. REFLEXUS - Ano XVII, n. 1, 2023.

Dicionário elementar de liturgia. https://www.liturgia.pt/dicionario/dici_ver.php?cod_dici=344. Acesso em 26/06/24.

GRENZER, Matthias , DANTAS, José Ancelmo S., BARROS, Paulo F. A bondade de Deus no templo e na natureza: uma leitura verde do salmo 65. Encontros Teológicos. Florianópolis . V.38 . N.º . Jan.-Abr. 2023.

LÍNDEZ , José Vílchez, Sabedoria e sábios em Israel. Editora: Loyola.

RAVAS, Gianfranco. Il libro dei Salmi. Commento e attualizzazione. Ed.EDB. Italiano. 2015.

RAVAS, Gianfranco. Il libro dei Salmi. Commento e attualizzazione. Ed.EDB. Italiano. 2015.

ROSS ,Allen P. A Commentary on THE PSALMS. Kregel Exegetical Library. English. 2011.

SEYBOLD ,Klaus, Poetica dei Salmi. Italian. Publisher: Paideia. 2007.

SIQUEIRA, Tercio .M. Salmo 38: um grito de socorro. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 37, n. 143, jan./jun. 2021.

WEISER, Arthur. Os Salmos. Português. Ed. Paulus. 1997.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject