A relação entre gestão de democrática e prática pedagógica do professor de ensino religioso

Autores

  • Francisco Willams Campos Lima Universidade do Estado do Pará
  • Fernando Adlly Kauffmann Negrão Universidade do Estado do Pará
  • Albiane Oliveira Gomes Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Gestão democrática, prática pedagógica, Professor de ensino religioso

Resumo

O texto tem o objetivo de analisar a relação entre gestão de democrática e prática pedagógica do professor     de ensino religioso. Por meio da pesquisa bibliográfica em interlocução com algumas pesquisas como de Campos e Pereira e Junqueira, buscou-se entender como a prática do professor de ensino religioso é influenciada pelo contexto escolar geral, em especial, as ações da gestão. Os resultados revelaram que a gestão escolar pode promover práticas democratizantes em relação ao respeito a diversidade de crenças por meio de parcerias com os partícipes escolares com destaque para o professor de ensino religioso.

Biografia do Autor

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor e Mestre em Educação com ênfase em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde trabalha na graduação e na Pós-Graduação . Integrou o Comitê Científico Interno. Coordena o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Religioso na Amazônia (Gepera/UEPA) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica GPQe/UEMA e no Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA). Foi assessor técnico dos Conselhos Municipais de Educação Belém - PA e de Ananindeua - PA, sendo também conselheiro e presidente neste último Órgão. Foi membro titular do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Pará. Coordena o Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE/PA). Nos últimos anos vem realizando pesquisas na área das políticas educacionais, formação docente, religião e educação e ensino religioso na Amazônia.

Fernando Adlly Kauffmann Negrão, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Técnico em Biblioteconomia pela Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (2022). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Religião (2019-2023), pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro no Grupo de Pesquisa Arte, Religião e Memória/ARTEMI, desenvolvendo pesquisas, na linha ARTE, CORPO, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO RELIGIOSO,(certificado pelo CNPq). Atuou como bolsista no programa institucional de bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação PIBIC/CNPq (2020-2021), com o projeto aprovado pelo edital 020/201 RITUAIS RELIGIOSOS FAMILIARES E HISTÓRIAS DE VIDA EM CENÁRIO PANDÊMICO. Principais áreas de atuação: Ensino religioso; Ciências da Religião; Religião e Educação.

Albiane Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Maranhão

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Leciona no programa de pós-graduação stricto sensu como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Desenvolveu atividades no campo da EaD, tendo coordenado o Curso de Educação em Direitos Humanos oferecido pela UFMA. Tem experiência na Docência Superior, com ênfase na Didática, Planejamento Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Escolar e Política Educacional. Possui várias publicações relacionadas ao Planejamento educacional, qualidade, gestão e reforma do Estado. Lattes: lattes.cnpq.br/2000850391605148. Email: albiane11@gmail.com. Orcid: orcid.org/0000-0002-2242-5654.

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Publicado

2024-08-01

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Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject