A relação entre gestão de democrática e prática pedagógica do professor de ensino religioso
Palavras-chave:
Gestão democrática, prática pedagógica, Professor de ensino religiosoResumo
O texto tem o objetivo de analisar a relação entre gestão de democrática e prática pedagógica do professor de ensino religioso. Por meio da pesquisa bibliográfica em interlocução com algumas pesquisas como de Campos e Pereira e Junqueira, buscou-se entender como a prática do professor de ensino religioso é influenciada pelo contexto escolar geral, em especial, as ações da gestão. Os resultados revelaram que a gestão escolar pode promover práticas democratizantes em relação ao respeito a diversidade de crenças por meio de parcerias com os partícipes escolares com destaque para o professor de ensino religioso.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pd> . Acesso em: 01 jun. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei N. 9.394/96. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica – Conselhos Escolares: Uma estratégia de gestão democrática da educação pública, Brasília, 2004.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais - Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: Reconhecer as diferenças, superar a intolerância, promover a diversidade - Brasília, 2013.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HORA, Dinair Leal da. Gestão educacional democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
JUNQUEIRA, Sérgio. R. A. (Org.). Introdução Geral. In: JUNQUEIRA, Sérgio. R. A.; BRANDENBURG, Laude E. e KLEIN, Remí. (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Vozes, 2017. p.21-25.
KAUARK. F.; MANHÃES. F. Castro; MEDEIROS, C. Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático /, ed. Via Litterarum, Itabuna / Bahia, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. Ed. Revista e ampliada – Goiânia: editora Alternativa, 2004.
LIMA, F.W.C.; PEREIRA, M.S.V. Justiça social via ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. Concilium, v.10. 2024.
LUCK, Heloísa. A gestão pedagógica da organização curricular com foco na superação da distorção idade-série. Gestão em Rede, n. 62, p.10 – 14, junho,2005.
MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NASCIMENTO, Valdecir Pedreira. A identidade racial na forma profissional do jovem. In Educação, racismo e antirracismo. Salvador, EDUFRA, 2000.
PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. São Paulo, 2000.
SANTOS, E. M. N. ; LIMA, F. W. C. ; VALE, Cassio . Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos revista científica (online), v. 54, p. 1-17, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.