As possibilidades e limites para uma economia humanizadora
Desafios éticos atuais
Palavras-chave:
Economia, Humanização, Ética, Solidariedade, JustiçaResumo
Constatamos na contemporaneidade o avanço das economias emergentes e sua inserção nos mercados mundiais. Ao mesmo tempo em que se amplia o crescimento econômico, vê-se paralelamente, embora menos articulado entre as autoridades responsáveis, gritos que ecoam da natureza, das relações de trabalho e da política, etc., na busca de humanização nesses espaços de interação profissional. Nesse caminho, perceber o crescimento das nações em sua relação com os problemas sociais e ecológicos se anunciará como estudo mais aprofundado apreendendo de então suas implicações éticas. É nesse sentido que analisar a economia e suas implicações na vida contemporânea tornar-se-á altamente relevante para propor por meio de compreensão atualizada uma caminhada ética que tenha como pressuposto a humanização nas relações interpessoais e o cuidado nas relações homem-natureza. Uma visão ético-teológica poderá auxiliar a economia dando-lhe aportes significativos na construção de uma nova sociedade cada vez mais justa, solidária e consciente das questões que se apresentam na contemporaneidade.
Referências
ALEMÁN, José Luis. Problemática actual de La relación entre economia y ética. In: SCANONNE, J. C; REMOLINA, G. (Org.). Etica y economia. Buenos Aires: Editorial Bonum, 1998.
ARRUDA, Marcos. Humanizar o infra-humano: a formação do ser humano integral: Homo evolutivo, práxis e economia solidária. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2003.
ASSMANN, Hugo. Economia e teologia. In: FLORISTAN, Cassiano (Org.). Dicionário de Conceitos Fundamentais do Cristianismo. S. Paulo: Paulus, 1999.
CAMACHO, Ildefonso (et al). Praxis Cristã III. Práxis Cristã: opção pela justiça e liberdade. São Paulo: Paulinas, 1988.
JUNGES José Roque. Evento Cristo e ação Humana: temas fundamentais da ética teológica.1ª. Ed. São Leopoldo- RS: Editora Unisinos, 2002.
GORZ, André. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. 2. Ed. São Paulo: Annablume, 2007.
KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 3. Ed. São Paulo: Paulinas, 2001.
KÜNG, Hans. Uma ética global para a política e a economia mundiais. Petrópolis- RJ: Editora vozes, 1999.
SUN, Jung Mo. Desejo, mercado, religião. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.
VOS, Herman; VERVIER, Jacques. Utopia cristã e lógica econômica. Petrópolis: Vozes, 1997.
ZAMAGNI, Stefano. Civilizar a economia: amor e o lucro após a crise econômica. Cadernos IHU Ideias. S. Leopoldo- RS. N. 155, p. 4-29, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.