“Vem à Assembleia e louvemos”
Os processos de tradução, adaptação e localização musical na formação identitária das Assembleias de Deus no Brasil
Palavras-chave:
Harpa Cristã, Assembleias de Deus, Hinários, Localização Musical, Identidade denominacionalResumo
O artigo estuda o processo de criação do hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã, partindo da hipótese de que a escolha de seu repertório reflete o desejo da denominação em estabelecer suas marcas distintivas em relação às demais igrejas então estabelecidas no país. Neste processo, que começou a ser pensado em 1917 (com a criação dos “proto-hinários” da denominação), se efetivou em 1922 (com o lançamento da primeira edição da Harpa Cristã) e que atingiu sua estabilidade em 1941 (quando foi lançada a versão do hinário que por mais tempo circulou na denominação), além de canções produzidas especificamente para este fim, foram empreendidos esforços na adaptação de canções já cantadas por protestantes brasileiros, bem como na tradução e criação de versões para melodias presentes em hinários suecos e norte-americanos. Com o objetivo de compreender como se deu este processo de “localização musical”, faremos o estudo de caso de algumas letras presentes na Harpa Cristã, de modo a verificar o modo como as ênfases teológicas e culturais das canções originais foram redefinidas para dar conta das demandas identitárias das Assembleias de Deus brasileiras.
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