Empatia e aprendizagem biográfica
Contribuições para percursos formativos educativos
Palavras-chave:
Empatia, Violência Escolar, Aprendizagem Biográfica, Epistemologia CurricularResumo
O presente artigo busca subsidiar percursos formativos no campo da Educação e afins tendo como fundamento o conceito de empatia e de aprendizagem biográfica, tendo como objetivo a superação do fenômeno da violência escolar. Optou-se por desenvolver o referido estudo revisitando, inicialmente, o pensamento sobre empatia de Edith Theresa Hedwing Stein (1891-1942) e avançando, de modo propositivo, na interface existente com a noção contemporânea de aprendizagem biográfica, objetivando a ampliação da capacidade empática da atuação docente. Trata-se de abordar uma questão fundamental na agenda de promoção do rendimento escolar: a responsabilidade objetiva que se tem na construção da cultura vivencial de um Eu alheio. A aprendizagem biográfica nos espaços escolares potencializa a escuta, o diálogo, a participação e o pertencimento social, desenvolvendo, assim, ações e relações empáticas.
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