Empatia e aprendizagem biográfica

Contribuições para percursos formativos educativos

Autores

Palavras-chave:

Empatia, Violência Escolar, Aprendizagem Biográfica, Epistemologia Curricular

Resumo

O presente artigo busca subsidiar percursos formativos no campo da Educação e afins tendo como fundamento o conceito de empatia e de aprendizagem biográfica, tendo como objetivo a superação do fenômeno da violência escolar. Optou-se por desenvolver o referido estudo revisitando, inicialmente, o pensamento sobre empatia de Edith Theresa Hedwing Stein (1891-1942) e avançando, de modo propositivo, na interface existente com a noção contemporânea de aprendizagem biográfica, objetivando a ampliação da capacidade empática da atuação docente. Trata-se de abordar uma questão fundamental na agenda de promoção do rendimento escolar: a responsabilidade objetiva que se tem na construção da cultura vivencial de um Eu alheio. A aprendizagem biográfica nos espaços escolares potencializa a escuta, o diálogo, a participação e o pertencimento social, desenvolvendo, assim, ações e relações empáticas.

Biografia do Autor

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida de Vitória-ES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Professora e Pesquisadora na Faculdade UNIDA, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida, Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero e Violências: Direitos Humanos e Educação (REGEVIDHE).

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutora em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Campus de Santo Ângelo/RS. Doutorado em Educação (PUC/SP). Servidora Pública Federal no Quadro do Magistério na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Cerro Largo/RS. Profa. do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, dedica-se aos estudos sobre “Estado, Sociedade e Políticas de Desenvolvimento”.

Lucimary Leiria Fraga, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI/RS

Doutoranda em Direitos Humanos (UNIJUÍ). Bolsista integral PROSUC/CAPES. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Mestra em Direito (URI), Campus de Santo Ângelo. Bacharela em Direito (URI) Membro do Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, vinculado ao Programa Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Santo Ângelo-RS (CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentação crítica dos Direitos Humanos (UNIJUÍ). Pesquisa temas relacionados a mulheres Trans, identidades e direito à diferença.

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Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject