Principais razões para formação do fundamentalismo norte americano
Palavras-chave:
Fundamentalismo, Liberalismo, ModernidadeResumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer as principais razões que levaram à formação do fundamentalismo em solo americano no século XX. Apresenta-se o contexto histórico da modernidade na Europa e como o cristianismo reagiu a todo o otimismo e progresso característicos do período. Em seguida, destaca-se o que levou à consolidação do que normalmente se chama de liberalismo teológico e como tais ideias chegaram no continente americano. Por fim, explica-se como o evangelicalismo conservador americano reagiu à chegada das ideias e princípios advindos da modernidade e como tudo isso levou ao que se chama de fundamentalismo.
Referências
CAMPOS, Breno Martins. A linhagem do fundamentalismo protestante no século XX: das raízes às últimas ramificações. Interações, v. 9, n. 16, p. 469-484, 2014.
CASANOVA, Jose. Public Religions in the Modern World. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
DREHER, Martin Norberto. Fundamentalismo. São Leopoldo: Sinodal, 2006.
ERICKSON, Milard J. Escatologia: a polêmica em torno do milênio. São Paulo: Vida Nova, 2010.
FINNEY, Charles. Raízes teológicas do pentecostalismo. Natal: Carismo, 2018.
GARROS, Tiago V. Ciência, Bíblia e Teologia: Darwin e o movimento evangélico. Tese de doutorado. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2018.
GEORGE, Timothy. Teologia dos reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1993.
GONZÁLEZ, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo-Volume 2. São Paulo: Vida Nova, 2011.
HANKIS, Barry. American evangelicals: a contemporary history of a mainstream religious movement, Laham: Rowman & Littlefield Publishers, 2008.
LIMA, Maria de Lourdes Corrêa. Fundamentalismo: Escritura e Teologia entre fé e razão. Atualidade Teológica, v. 33, p. 332-359. 2009.
MARDSEN, George. Reforming fundamentalism: Fuller Seminary and the new evangelicalism. Grand Rapids, MI: Wm. Eerdmans Publishing, 1995.
PEREIRA, José Aparecido. A filosofia do senso comum de Thomas Reid. Perspectiva Filosófica, vol. 45, n. 2, 2018.
ROCHA, Daniel. Sob o estigma do fundamentalismo: algumas reflexões sobre um conceito controverso. Horizonte, v. 18, n. 56, p. 455-484, 2020.
WALKER, William et al. História da igreja cristã. ASTE, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.