Educações e dilemas na “terra dos mil povos”
Palavras-chave:
Educação popular, Educação indígena, Corpo-território, NaturezaResumo
Neste artigo desenvolvemos uma reflexão a partir da pesquisa com o povo Tupinikim no Espírito Santo e da escuta dos demais povos indígenas. Expressa os desafios dos processos educativos indígenas em seus movimentos das lutas territoriais e reflete sobre as suas agências e interação desde seus territórios de sentidos. Ponderamos a respeito de uma educação própria que emerge das frentes de lutas contra os projetos desenvolvimentistas com os quais são confrontados. Refletimos as ontologias e epistemologias emergidas por meio desses movimentos desde uma metodologia qualitativa, da pesquisa de campo e da análise bibliográfica. Os resultados apontam para a originalidade das interações entre coletivos, humanos e não humanos, e para o desenvolvimento de uma epistemologia que se constitui em diálogo com um pensamento e uma memória ancestral mítica e histórica nos momentos de perigo e colocam novos desafios para uma educação popular e seus projetos de libertação e autonomia.
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