O Evangelho de Marcos e a literatura latino-americana do testemunho

Autores

  • Sidney de Moraes Sanches Faculdade Ipemig (Fipemig)

Palavras-chave:

testemunho, literatura de testemunho, Evangelho de Marcos, América Latina

Resumo

A partir dos anos de 1960, foi composto um cânon literário, na América Latina, chamado literatura de testemunho, cujo objetivo era dar voz aos que não tinham voz nas sociedades latino-americanas. Nossa pesquisa compara o Evangelho de Marcos com essa literatura, propondo que ele deve ser estudado como uma literatura de testemunho, dando voz aos que não a possuíam na sociedade sírio-galilaica da metade do século I. O diálogo hermenêutico entre as duas literaturas testimoniais dá a voz aos sem voz na América Latina de hoje, que enfrentam a alienação, a marginalização e a exclusão na atual conjuntura global. Seria o Evangelho de Marcos uma literatura de subalternos? Veremos aproximações com a literatura de testemunho na América latina.

Biografia do Autor

Sidney de Moraes Sanches, Faculdade Ipemig (Fipemig)

Possuo Doutorado e Pós-doutorado em Novo Testamento (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, 2006, 2018), Mestrado em Missiologia (Centro Evangélico de Missões, 1996), Especialização em Revisão Prática de Textos (UNYLEYA, 2024), e Graduação em Teologia (Seminário e Instituto Bíblico da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, 1985, validado pela Faculdade Evangélica de Belo Horizonte, 2005); Bacharelado em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018), Graduação em Educação Especial - Licenciatura (UNICV, 2023), Graduação em Artes Visuais - Licenciatura (UNICV, 2024). Fundador e Diretor da Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (1996 a 2008). A partir de 2022, atuo como docente na Faculdade Batista de Minas Gerais, atual FIPEMIG. Pesquisador em análise narrativa, retórica e pragmática do texto bíblico, da tradição e transmissão oral do texto do Novo Testamento e da prática do testemunho. Desde 2006, faço parte do corpo de avaliadores do INEP para os cursos de Teologia.

Referências

BAILEY, Kenneth. Informal Controlled Oral Tradition and the Synoptic Gospels, Themelios, v. 20, n. 2, p. 4-11, 1995. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/353281537/Article-Kenneth-Bailey-Oral-Tradition-Synoptic-Gospels>.

BENÍTEZ, Hans M. Fernández. “The moment of testimonio is over”. Problemas teóricos y perspectivas de los estudios testimoniales, Íkala. Revista de Linguagem e Cultura, v. 15, n. 24, p. 47-71, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/ikala/v15n24/v15n24a3.pdf>.

BENÍTEZ, Hans M. Fernández. Testimonios indígenas conosureños: convivencias excluyentes? Kamchatka, Revista de Análisis Cultural, Número especial, p. 393-406, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71056228.pdf>.

BEVERLEY, John; ACHÚGAR, Hugo. La Voz del Otro: Testimonio, Subalternidade y Verdad Narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002.

BRANDILEONE, Ana Paula Franco; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. A narrativa brasileira no século XXI: Ferréz e a escrita do testemunho. Navegações, v. 7, n. 1, p. 23-30, 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/viewFile/14250/11958>.

DAVIDOVICH, Karyn. “Memorias en femenino: Testimonios de mujeres sobrevivientes de la dictadura argentina”. Tesis de doctorado. Nashville: Graduate School of Vanderbilt University, 2014. Disponível em: <http://etd.library.vanderbilt.edu/available/etd-09192014-102046/unrestricted/Davidovich.pdf>.

DEWEY, Joanna. The Gospel of Mark as an Oral-Aural Event: Implications for Interpretation. In: MCKNIGHT, Edgar V.; MALBON, Elizabeth Struthers. The New Literary Criticism and the New Testament. Pennsylvania: Trinity Press, 1994. p. 145-163.

GÓMEZ, Nieves Yaiza Marrero. “Testimonios Autobiográficos de Mujeres Indígenas en el Ámbito Hispanoamericano.” Tesis de doctorado, Las Palmas: Universidad de las Palmas de Gran Canaria, 2015. Disponível em: <https://acceda.ulpgc.es/bitstream/10553/18667/4/0721434_00000_0000.pdf>.

HEAD, Peter M. The role of eyewitnesses in the formation of the gospel tradition. A review article of Samuel Byrskog, story as history – history as story, Tyndale Bulletin, v. 52, n. 2, p. 275-294, 2001. Disponível em: <http://www.tyndalehouse.com/tynbul/library/TynBull_2001_52_2_07_Head_GospelEyewitnesses.pdf>.

MALBON, Elizabeth Struthers. The Major Importance of the Minor Characters in Mark. In: MCKNIGHT, Edgar V.; MALBON, Elizabeth Struthers. The New Literary Criticism and the New Testament. Pennsylvania: Trinity Press, 1994. p. 58-96.

PENNA, João Camillo. Este corpo, esta dor, esta fome: Notas sobre o testemunho hispano-americano. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.) História, Memória, Literatura. Campinas: Unicamp, 2003. p. 297-350.

RODRÍGUEZ, Adlin de Jesús Prieto. Del Testimonio a la Autobiografía. Ángela Zago y su proyecto de escritura. Trabajo de Grado, Miranda: Universidad Simón Bolívar, 2007. Disponível em: <http://159.90.80.55/tesis/000137670.pdf>.

ROHRBAUHG, Richard. The social location of the markan audience, Interpretation, v. XLVII, n. 4, p. 380-395, 1993.

SELIGMANN-SILVA, Márcio Orlando. O Local do Testemunho, Tempo e Argumento, v. 2, n. 1, p. 3-20, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/viewFile/1894/1532>.

VANSINA, Jan. La Tradición Oral. Barcelona: Editorial Labor, 1966.

VIEZZER, Moema. “Se me deixam falar...” 15. ed. São Paulo: Global, 2003.

YÚDICE, George. Testimonio y Conscientizacion. In BEVERLEY, John; ACHÚGAR, Hugo. La Voz del Otro: Testimonio, Subalternidade y Verdad Narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002. p. 221-242.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject