O Evangelho de Marcos e a literatura latino-americana do testemunho
Palavras-chave:
testemunho, literatura de testemunho, Evangelho de Marcos, América LatinaResumo
A partir dos anos de 1960, foi composto um cânon literário, na América Latina, chamado literatura de testemunho, cujo objetivo era dar voz aos que não tinham voz nas sociedades latino-americanas. Nossa pesquisa compara o Evangelho de Marcos com essa literatura, propondo que ele deve ser estudado como uma literatura de testemunho, dando voz aos que não a possuíam na sociedade sírio-galilaica da metade do século I. O diálogo hermenêutico entre as duas literaturas testimoniais dá a voz aos sem voz na América Latina de hoje, que enfrentam a alienação, a marginalização e a exclusão na atual conjuntura global. Seria o Evangelho de Marcos uma literatura de subalternos? Veremos aproximações com a literatura de testemunho na América latina.
Referências
BAILEY, Kenneth. Informal Controlled Oral Tradition and the Synoptic Gospels, Themelios, v. 20, n. 2, p. 4-11, 1995. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/353281537/Article-Kenneth-Bailey-Oral-Tradition-Synoptic-Gospels>.
BENÍTEZ, Hans M. Fernández. “The moment of testimonio is over”. Problemas teóricos y perspectivas de los estudios testimoniales, Íkala. Revista de Linguagem e Cultura, v. 15, n. 24, p. 47-71, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/ikala/v15n24/v15n24a3.pdf>.
BENÍTEZ, Hans M. Fernández. Testimonios indígenas conosureños: convivencias excluyentes? Kamchatka, Revista de Análisis Cultural, Número especial, p. 393-406, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/71056228.pdf>.
BEVERLEY, John; ACHÚGAR, Hugo. La Voz del Otro: Testimonio, Subalternidade y Verdad Narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002.
BRANDILEONE, Ana Paula Franco; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. A narrativa brasileira no século XXI: Ferréz e a escrita do testemunho. Navegações, v. 7, n. 1, p. 23-30, 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/viewFile/14250/11958>.
DAVIDOVICH, Karyn. “Memorias en femenino: Testimonios de mujeres sobrevivientes de la dictadura argentina”. Tesis de doctorado. Nashville: Graduate School of Vanderbilt University, 2014. Disponível em: <http://etd.library.vanderbilt.edu/available/etd-09192014-102046/unrestricted/Davidovich.pdf>.
DEWEY, Joanna. The Gospel of Mark as an Oral-Aural Event: Implications for Interpretation. In: MCKNIGHT, Edgar V.; MALBON, Elizabeth Struthers. The New Literary Criticism and the New Testament. Pennsylvania: Trinity Press, 1994. p. 145-163.
GÓMEZ, Nieves Yaiza Marrero. “Testimonios Autobiográficos de Mujeres Indígenas en el Ámbito Hispanoamericano.” Tesis de doctorado, Las Palmas: Universidad de las Palmas de Gran Canaria, 2015. Disponível em: <https://acceda.ulpgc.es/bitstream/10553/18667/4/0721434_00000_0000.pdf>.
HEAD, Peter M. The role of eyewitnesses in the formation of the gospel tradition. A review article of Samuel Byrskog, story as history – history as story, Tyndale Bulletin, v. 52, n. 2, p. 275-294, 2001. Disponível em: <http://www.tyndalehouse.com/tynbul/library/TynBull_2001_52_2_07_Head_GospelEyewitnesses.pdf>.
MALBON, Elizabeth Struthers. The Major Importance of the Minor Characters in Mark. In: MCKNIGHT, Edgar V.; MALBON, Elizabeth Struthers. The New Literary Criticism and the New Testament. Pennsylvania: Trinity Press, 1994. p. 58-96.
PENNA, João Camillo. Este corpo, esta dor, esta fome: Notas sobre o testemunho hispano-americano. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.) História, Memória, Literatura. Campinas: Unicamp, 2003. p. 297-350.
RODRÍGUEZ, Adlin de Jesús Prieto. Del Testimonio a la Autobiografía. Ángela Zago y su proyecto de escritura. Trabajo de Grado, Miranda: Universidad Simón Bolívar, 2007. Disponível em: <http://159.90.80.55/tesis/000137670.pdf>.
ROHRBAUHG, Richard. The social location of the markan audience, Interpretation, v. XLVII, n. 4, p. 380-395, 1993.
SELIGMANN-SILVA, Márcio Orlando. O Local do Testemunho, Tempo e Argumento, v. 2, n. 1, p. 3-20, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/viewFile/1894/1532>.
VANSINA, Jan. La Tradición Oral. Barcelona: Editorial Labor, 1966.
VIEZZER, Moema. “Se me deixam falar...” 15. ed. São Paulo: Global, 2003.
YÚDICE, George. Testimonio y Conscientizacion. In BEVERLEY, John; ACHÚGAR, Hugo. La Voz del Otro: Testimonio, Subalternidade y Verdad Narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002. p. 221-242.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.