“Anuncio a vós uma grande alegria: nasceu para vós, hoje, um salvador”
Análise de Lc 2,1-20
Palavras-chave:
Evangelho, Lucas, Nascimento de Jesus, Exegese, SalvadorResumo
A luz da ressurreição de Cristo ilumina e inspira a escrita dos Evangelhos: da primeira palavra até a última anuncia-se Aquele que venceu a morte. O querigma cristão desenvolveu-se centrado no mistério pascal. Todavia, na medida em que o tempo passou e as primeiras gerações cristãs morreram, surgiram dúvidas acerca da origem daquele que era anunciado como o Ressuscitado. Os Evangelhos de Lucas e de Mateus tratam de forma diferente a origem e a infância de Jesus, porém, não é objeto dessa pesquisa apresentar tais diferenças. Ambos os hagiógrafos, a partir de suas fontes e adequando-se aos seus destinatários, buscaram responder acerca da origem de Jesus. O presente artigo debruça-se sobre tal resposta a partir da narrativa do nascimento de Jesus no evangelho lucano, em Lc 2,1-20. Para tanto, utiliza-se as etapas do Método Histórico-Crítico julgadas pertinentes para esse trabalho. Assim, inicialmente, são apresentadas a segmentação e a tradução da perícope Lc 2,1-20, objeto material desta análise. Em seguida, é justificada a delimitação do texto e assevera-se a unidade textual. Após esses passos são apresentados o desenvolvimento e a estrutura do texto. Por fim, através de uma pesquisa bibliográfica-exploratória é oferecido ao leitor o comentário exegético-teológico da narrativa do nascimento de Jesus, segundo Lc 2,1-20.
Referências
BOVON, F. El evangelio según San Lucas: Lc 1-9. Salamanca: Sígueme, 1995.
BROWN, R. O nascimento do Messias. São Paulo: Paulinas, 2005.
CRIMELLA, M. Luca: Introduzione, traduzione e commento. Milano: San Paolo, 2015.
DELLING, G. πίμπλημι. In: FRIEDRICH, G.; KITTEL, G. Grande Lessico del Nuovo Testamento. Brescia: Paideia, 1992. p. 203-212.
EDEWARDS, J. R. The Gospel According to Luke. Cambridge: Apollos, 2015.
ELLIGER, K.; RUDOLPH, W. (Eds.). Biblia Hebraica Stuttgartensia. 5. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 1997
FITZMEYER, J. A. The Gospel according to Luke. New York: Doubleday, 1979.
GIBLIN, C. H. Reflections on the sign of the manger. The Catholic Biblical Quarterly, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 87–101, 1967.
GONZAGA, W. A Sagrada Escritura, a alma da Sagrada Teologia. In: MAZZAROLLO, I.; FERNANDES, L. A.; CORRÊA LIMA, M. L. Exegese, Teologia e Pastoral, relações, tensões e desafios. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Santo André: Academia Cristã, 2015, p. 201-235.
GONZAGA, W. Compêndio do Cânon Bíblico. Listas bilíngues dos Catálogos Bíblicos. Antigo Testamento, Novo Testamento e Apócrifos. Rio de Janeiro, EdiPUC-Rio; Petrópolis: Vozes, 2019.
GRASSO, S. Luca: traduzione e commento. Roma: Borla, 1999.
GREEN, J. B. The Gospel of Luke. Grand Rapids: W.B. Eerdmans Pub. Co., 1997.
HARRIS, S. Why are there shepherds in the Lukan birth narrative? Colloquium, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 17–30, 2012.
LAURENTIN, R. I vangeli dell’infanzia di Cristo: la verità del natale al di là dei miti. Cinisello Balsamo: Paoline, 1986.
MUNÕZ IGLESIAS, S. Los evangelios de la infancia: nacimiento e infancia de Juan y de Jesús en Lucas 1-2. Madrid: BAC, 1987.
NESTLE-ALAND (eds.), Novum Testamentum Graece. Ed. XXVIII. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.
NOLLAND, J. Luke: 1,1–9,20. Dallas: Word Books, 1989.
RAHLFS, Alfred; HANHART, Robert (eds.). Septuaginta. Editio Altera. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft. 2006.
ROSS, G. Il vangelo di Luca: comentário esegetico e teologico. Roma: Città Nuova, 2001.
SCHURMANN, H. Il vangelo di Luca: parte prima. Brescia: Paideia, 1983.
SILVA, C. M. D. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. São Paulo: Paulinas, 2022.
WEBER, R.; GRYSON, R. (eds.). Biblia Sacra Vulgata. Iuxta Vulgatam Versionem. Editio Quinta. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.