Espiritualidade em ambiente escolar:
comunidade como horizonte de uma espiritualidade laica
Palavras-chave:
Espiritualidade, Comunidade, EscolaResumo
Este trabalho trata de uma reflexão sobre a espiritualidade em ambiente escolar, compreendendo que a religião na modernidade dissolveu-se em diferentes expressões institucionais e ao longo do tempo tem se dispersado em áreas amplas da cultura, alcançando também as instituições de ensino. Buscou-se inicialmente situar o tema “espiritualidade no ambiente escolar”, considerando a diferença entre religião e espiritualidade, em diálogo com teóricos da religião, educação e militantes do movimento na tentativa de pensar a espiritualidade como uma dimensão humana, não de forma proselista, mas laica, apresentando os principais pressupostos que norteiam o “movimento”. Finalmente discutiu-se a relevância do movimento no contexto escolar e suas possíveis contribuições explorando teóricos, tais como: Martin Buber, Zygmunt Bauman, Luc Ferry, Umberto Galimberti, Leonardo Boff e Kivitz. Esses autores contribuem para propor-se uma perspectiva escolar humanizadora, capaz de identificar o ideal de comunidade e a integração do humano como as melhores expressões de uma espiritualidade laica, fundada na consciente sacralização do humano.
Referências
BARCHIFONTAINE, C. P. Espiritualidade nas empresas. O Mundo Da Saúde. São Paulo: abr./jun. n. 31 v.2, p. 301-305, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BOFF, L. Espiritualidade: um caminho de transformação. São Paulo: Sextante, 2001.
BOFF, L. Ética da vida. Rio Janeiro: Sextante, 2005.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2001.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982.
COMTE-SPONVILLE, A. O Espírito do ateísmo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2011.
COVEY, Stephey. Os 7 hábitos das pessoas mais eficazes. São Paulo: Best Seller, 2005.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DUSSEL, Enrique. 20 Teses de política. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
ESPÍRITO SANTO, Rui Cezar do. O renascimento do sagrado na Educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
FERRY, Luc. A revolução do amor: por uma espiritualidade laica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, Maria J. L. A espiritualidade no local de trabalho e a performance em contexto organizacional português: um estudo empírico. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Gestão) - Universidade de Coimbra, Lisboa, 2011.
GALIMBERTI, Umberto. Rastro do Sagrado. São Paulo: Paulus, 2003.
KIVITZ, Ed Rene. Espiritualidade no mundo corporativo: aproximações entre a prática religiosa e a vida profissional. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. UMESP: São Bernardo do Campo, 2006.
MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MAHER, L; ASHAR, H. People are saying, that´s enough. We´re more than just a cost to the organization. We have souls. We have dreams. We want a life that´s meaningful. We want to contribute to society. We want to feel good about what we do. Success and spirituality in the new business paradigm. Journal of management Inquiry, v.13, n. 3, 2004.
MORRIS, Tom. A nova alma do negócio: como a filosofia pode melhorar a produtividade da sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
OTTO, R. O sagrado: aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal; Est; Petrópolis: Vozes, 2007.
PIERCE, Gregory. Espiritualidade no trabalho: 10 maneiras de equilibrar sua vida profissional. São Paulo: Verus, 2006.
ROHDEN, Cleide C. S. A camuflagem do sagrado e o mundo moderno. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.
SOLOMON, Robert C. Espiritualidade para céticos: paixão, verdade cósmica e racionalidade no século XXI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
TEIXEIRA, Evilázio F. B et al. Espiritualidade e qualidade de vida. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
TRENTIN, L. R. A. Inteligência espiritual corporativa. São Paulo: Atlante, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.