O pioneirismo de Waldomiro Martins Ferreira na institucionalização das Assembleias de Deus no estado do Espírito Santo entre 1944-1970

Autores

  • David Mesquiati de Oliveira Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG) https://orcid.org/0000-0002-5091-9563
  • Tiago Borges Almeida Faculdade Unida de Vitória
  • Moab César Carvalho Costa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Palavras-chave:

Pentecostalismo, História, Espírito Santo

Resumo

O artigo aborda a expansão e institucionalização das Assembleias de Deus (ADs) no estado do Espírito Santo, Brasil, no período de 1944 a 1970. O objetivo central é analisar a trajetória das ADs nesse estado, desde sua fundação até a divisão institucional ocorrida na década de 1970. A base teórica fundamenta-se na Nova História Cultural, em diálogo com a Sociologia e as Ciências das Religiões. Apesar da temporalidade do estudo, a reflexão se beneficia da História Oral e de recursos metodológicos qualitativos, tornando-a assim uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada incluiu a análise de fontes orais e escritas, como jornais, certidões de registro, e entrevistas com pastores e membros da igreja. Partimos do pressuposto de que os conflitos internos, semelhantes aos que ocorreram nas ADs em todo o Brasil, resultaram em dissidências e intensificaram a competição no campo religioso pentecostal.

Biografia do Autor

David Mesquiati de Oliveira, Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG)

Bolsista Pesquisador Capixaba - Produtividade (FAPES). Historiador, Teólogo e Economista. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Teologia. Doutorando em História UFES). Docente da Faculdade Unida de Vitória (UNIDA) e da Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG). Coordenador do PPG de Ciências das Religiões (Mestrado e Doutorado Profissional) da UNIDA. Membro do Conselho Científico da ANPTECRE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciência da Religião, 2022-2024), presidente da Associação RELEP Brasil (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais), Professor visitante no Mestrado em Teologia da Lee University e no Doutorado em Teologia da CETELA (México). É pastor da Assembleia de Deus no município de Vila Velha-ES, Brasil.

Tiago Borges Almeida, Faculdade Unida de Vitória

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (FUV), licenciatura em História pela faculdade Estácio de Sá, especialização em ensino religioso e Mestrando em Ciências das Religiões (FUV). Trabalha na Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) em Vila Velha-ES. Membro da RELEP Brasil.

Moab César Carvalho Costa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Pesquisador Produtividade Sênior UEMASUL. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão, líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões - NEIHR, membro da Rede Latino Americana de Estudos Pentecostais - RELEP e da Associação Brasileira de História da Religião - ABHR e da Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina e Caribe - CEHILA-Brasil. É professor adjunto II do Curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em História da UEMA (PPGHIST).

Referências

ALENCAR, Gedeon F. Matriz pentecostal brasileira: Assembleias de Deus, 1911-2011. São Paulo: Recriar; Vitória: Unida, 2019.

ARAÚJO, Isael. Dicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

CARNEIRO, Washington P. S. Pentecostais na política capixaba: representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

CEMADES.ORG [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.cemades.org.br/p/cemades-estatuto.html. Acesso em: 19 fev. 2023.

CORREA, Marina A. O. S. A operação do carisma e o exercício do poder: a lógica dos Ministérios das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

COSTA, Moab César Carvalho. O aggiornamento do pentecostalismo brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores. São Paulo: Recriar, 2019.

FAJARDO, Maxwell. Onde a luta se travar: uma história das Assembleias de Deus no Brasil. São Paulo: Recriar, 2019.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de julho, 1935.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de abril, 1936.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de julho, 1942.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de outubro, 1953.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de outubro, 1957.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de março, 1958.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 2ª Quinzena de junho, 1960.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 2ª Quinzena de agosto, 1971.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, junho, 1973.

JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, maio, 1977.

NELSON, Samuel. Samuel Nystrom: pioneiro do ensino pentecostal em escolas bíblicas. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

PETHRUS, Lewi. Lewi Pethrus: a vida e obra do missionário sueco que expandiu a mensagem pentecostal no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

SIMMEL, Georg. Religião: ensaios. Tradução de Antônio Carlos Santos. São Paulo: Olha d’Água, v. 2, 2011.

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject