O pioneirismo de Waldomiro Martins Ferreira na institucionalização das Assembleias de Deus no estado do Espírito Santo entre 1944-1970
Palavras-chave:
Pentecostalismo, História, Espírito SantoResumo
O artigo aborda a expansão e institucionalização das Assembleias de Deus (ADs) no estado do Espírito Santo, Brasil, no período de 1944 a 1970. O objetivo central é analisar a trajetória das ADs nesse estado, desde sua fundação até a divisão institucional ocorrida na década de 1970. A base teórica fundamenta-se na Nova História Cultural, em diálogo com a Sociologia e as Ciências das Religiões. Apesar da temporalidade do estudo, a reflexão se beneficia da História Oral e de recursos metodológicos qualitativos, tornando-a assim uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada incluiu a análise de fontes orais e escritas, como jornais, certidões de registro, e entrevistas com pastores e membros da igreja. Partimos do pressuposto de que os conflitos internos, semelhantes aos que ocorreram nas ADs em todo o Brasil, resultaram em dissidências e intensificaram a competição no campo religioso pentecostal.
Referências
ALENCAR, Gedeon F. Matriz pentecostal brasileira: Assembleias de Deus, 1911-2011. São Paulo: Recriar; Vitória: Unida, 2019.
ARAÚJO, Isael. Dicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
CARNEIRO, Washington P. S. Pentecostais na política capixaba: representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
CEMADES.ORG [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.cemades.org.br/p/cemades-estatuto.html. Acesso em: 19 fev. 2023.
CORREA, Marina A. O. S. A operação do carisma e o exercício do poder: a lógica dos Ministérios das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
COSTA, Moab César Carvalho. O aggiornamento do pentecostalismo brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores. São Paulo: Recriar, 2019.
FAJARDO, Maxwell. Onde a luta se travar: uma história das Assembleias de Deus no Brasil. São Paulo: Recriar, 2019.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de julho, 1935.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de abril, 1936.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de julho, 1942.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de outubro, 1953.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de outubro, 1957.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 1ª Quinzena de março, 1958.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 2ª Quinzena de junho, 1960.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, 2ª Quinzena de agosto, 1971.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, junho, 1973.
JORNAL MENSAGEIRO DA PAZ, maio, 1977.
NELSON, Samuel. Samuel Nystrom: pioneiro do ensino pentecostal em escolas bíblicas. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
PETHRUS, Lewi. Lewi Pethrus: a vida e obra do missionário sueco que expandiu a mensagem pentecostal no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
SIMMEL, Georg. Religião: ensaios. Tradução de Antônio Carlos Santos. São Paulo: Olha d’Água, v. 2, 2011.
SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.