Laicidade, subjetividade e sociedade:

Tensões no ensino religioso e modos de vida em (des)colonização

Autores

Palavras-chave:

Laicidade, Ensino Religioso, Disputas, Diversidade, Modos de Vida

Resumo

Este artigo tem o objetivo de pensar, em uma dimensão de ensaio analítico, algumas disputas que ocorreram e estão ocorrendo no Estado brasileiro, em termos do Ensino Religioso (ER), desde a LDB de 1996. Propõe-se identificar e problematizar práticas que são construídas nesta modalidade de ensino e que emergem com ele também, especialmente, as que são prescritas para/na escola pública. Busca-se delinear uma apresentação e realizar apontamentos sobre documentos que criam um solo de referências para alimentar as disputas em torno do Ensino Religioso (ER). A partir de documentos, explicita-se uma trama de operadores da rede de intrigas que traz polêmicas e tensões. Busca-se agenciar a luta pela laicidade como propulsora de resistências à perspectiva confessional de ensino. Propõe-se analisar a dimensão de ensino da história, sociologia, psicologia e antropologia das religiões como campo de expressões simbólicas e diversidade cultural e questiona-se a ideia de ensino privado na esfera pública, explicitando os interesses políticos e econômicos de uma Teologia do Domínio. Assim, há um dispositivo de disputas em torno do Ensino Religioso e, para abordá-lo, analisaremos recortes de legislações e acontecimentos que estão compondo os agenciamentos deste campo de fricção e intensa conflitualidade.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em História Cultural pela UNESP-Assis-SP. Pós-doutora em Psicologia pela UFF. Professora na Universidade Federal do Pará.

Pollyanna Cristina Lima Veiga, Secretaria Executiva da UFPA, Campus Tucuruí

Graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Mestre em Educação Básica pelo PPEB-UFPA. Secretaria Executiva da UFPA, Campus Tucuruí

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2024-04-25

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Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier