As práticas cosmopolíticas de educação e resistencia Ka’apor:

A educação Jumueha Renda Keruhu e a Marcha em memória a Sarapó Ka’apor

Autores

  • Manoel Ribeiro de Moraes Junior Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Taynara Moraes Portal UFPA
  • José Maria Mendes Andrades Projeto Formação e Saberes Ka'apó
  • Yratomy Ka’apó Neto Centro de Formação do Ka'apó

Palavras-chave:

Ka’apor. Alto Turiaçu. Jumueha Renda Keruhu. Marcha Sarapó Ka’apor.

Resumo

Este artigo busca compreender e apresentar a mobilização etno-política dos Ka’apor em torno de seu projeto educacional e ambiental no projeto educacional Jumueha Renda Keruhu e a Marcha em mémoria de Sarapó Ka’apor. Essa luta, fundamental para a vida dos Ka’apor, frequentemente os coloca em confronto direto com grupos ilegais que buscam invadir e explorar a Terra Indígena Alto Turiaçú por meio de diversas formas de exploração destrutiva. Essas ações não apenas ameaçam a terra, mas também os modos de vida e a auto identidade do povo Ka’apor. A valorização dos modos de vida Ka’apor vai além da simples defesa do macroambiente florestal. Ela representa um compromisso profundo com a preservação de saberes bioculturais essenciais para o bem-estar. Transmitidos de geração em geração, esses saberes são fundamentais para a sobrevivência e o florescimento da cultura Ka’apor. Eles abrangem uma ampla gama de conhecimentos e práticas, desde a gestão sustentável dos recursos naturais até rituais e tradições que fortalecem a coesão comunitária e a identidade cultural. Esses saberes constituem um legado precioso que deve ser protegido e valorizado, representando a rica herança cultural dos Ka´apor e testemunhando sua profunda conexão com a Terra Indígena Alto Turiaçú.

Biografia do Autor

Manoel Ribeiro de Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Docente do PPGCR da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Taynara Moraes Portal, UFPA

Doutoranda no PPG em sociologia e antropologia na UFPA (PPGSA-UFPA)

Mestra em Ciências da Religião (PPGCR-UEPA)

Licenciatura em Ciências da Religião (UEPA)

Docente na Educação Ka´´´'apó na TI Alto Turiaçú 

José Maria Mendes Andrades, Projeto Formação e Saberes Ka'apó

Graduado e Mestre em Ciências Sociais

Assessor de Projetos Educacionais na TI Alto Turiaçú Ka'apó 

Yratomy Ka’apó Neto, Centro de Formação do Ka'apó

Professor Formado pela projeto educacional Jumueha Renda Keruhu

Professor Formador na Educação Ka'apó na TI Alto Turiaçú, Centro de Formação Saberes Ka’apor (CFSK)

 

Referências

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier