As práticas cosmopolíticas de educação e resistencia Ka’apor:
A educação Jumueha Renda Keruhu e a Marcha em memória a Sarapó Ka’apor
Palavras-chave:
Ka’apor. Alto Turiaçu. Jumueha Renda Keruhu. Marcha Sarapó Ka’apor.Resumo
Este artigo busca compreender e apresentar a mobilização etno-política dos Ka’apor em torno de seu projeto educacional e ambiental no projeto educacional Jumueha Renda Keruhu e a Marcha em mémoria de Sarapó Ka’apor. Essa luta, fundamental para a vida dos Ka’apor, frequentemente os coloca em confronto direto com grupos ilegais que buscam invadir e explorar a Terra Indígena Alto Turiaçú por meio de diversas formas de exploração destrutiva. Essas ações não apenas ameaçam a terra, mas também os modos de vida e a auto identidade do povo Ka’apor. A valorização dos modos de vida Ka’apor vai além da simples defesa do macroambiente florestal. Ela representa um compromisso profundo com a preservação de saberes bioculturais essenciais para o bem-estar. Transmitidos de geração em geração, esses saberes são fundamentais para a sobrevivência e o florescimento da cultura Ka’apor. Eles abrangem uma ampla gama de conhecimentos e práticas, desde a gestão sustentável dos recursos naturais até rituais e tradições que fortalecem a coesão comunitária e a identidade cultural. Esses saberes constituem um legado precioso que deve ser protegido e valorizado, representando a rica herança cultural dos Ka´apor e testemunhando sua profunda conexão com a Terra Indígena Alto Turiaçú.
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