A trajetória histórica do ensino religioso no cenário brasileiro
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Educação, ReligiosidadeResumo
Neste artigo, objetiva-se o aprofundamento nos aspectos sócio-históricos do Ensino Religioso (ER), percorrendo uma revisão biográfica e historiográfica do ER. Apresenta-se a trajetória desse campo no cenário educacional brasileiro, com o intuito de compreender a historicidade das constituições federais e sua relação com o ER. Discutimos os modelos de ER e, por último, apresenta-se o percurso histórico de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ER no Brasil.
Referências
AMARAL, Daniela, P; OLIVEIRA, Renata, J; SOUZA, Evelin Cristine, F; Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas, Revista Educação e Cultura Contemporânea. v 17, n 50, pp. 236 – 256, 2020, ppge/unesa. Rio de janeiro.
BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BORIN, Luiz Claudio. História do ensino religioso no Brasil. 1. Ed. Santa Maria, RS: Editora :UAB, NTE, UFSM, 2018.
BUSTOS. Vinicius dos Santos Moreno. Uma análise sociológica sobre a formação de professores para a área de ensino religioso Paraná (2018 – 2020). Orientador: Fabio Lanza. 2021. Dissertação (mestrado) – Sociologia: Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, 2021
CARDOSO, Marcos Antonio, Breve trajetória do Ensino Religioso no Brasil. Ano.; 2017.
COSTA, Antonio Max Ferreira da Costa, Uma breve História do Ensino Religioso na educação brasileira. CCHLA, v. 13, p. 6-18, 2018.
CURY, Carlos Jamil. “A educação nas constituições brasileiras”. In STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). Histórias e memórias de educação no Brasil, vol III: século XX. Petrópolis, RJ: vozes, 2005, pp. 17 – 28
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-191, Dec. 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300013&lng=en&nrm=iso>. access on 04 Jan. 2021.
FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1995.
HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Parâmetros curriculares nacionais do Ensino Religioso: o currículo do Ensino Religioso em debate. In: POZZER, Adecir; et. al. Diversidade religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. Obra comemorativa aos 15 anos do FONAPER. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010, p. 51-61.
LANZA, Fabio; NEVES JR, José Wilson Assis; OLIVEIRA, Ana Cláudia Rodrigues de. A(S) Marcha(S) Da Família, Com Deus Pela Liberdade (1964-2016): Pensamento Conservador Católico E Cristão No Século XXI. Revista Caminhos. Ciências da religião, GOIANIA, v.16, n.1, p.181-195, jan – jun. 2018, ISNN. 1983-778X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v16i1.6360.
POZZER, A.; WICKERT, T. A. Ensino Religioso Intercultural: reflexões, diálogos e implicações curriculares. In: Adecir Pozzer; Francisco Palheta; Leonel Piovezana; Maria José Torres Holmes. (Org.). Ensino Religioso na Educação Básica: Fundamentos Epistemológicos e Curriculares. 1ed.Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015, v. 1, p. 89-101.
JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul. O ensino religioso no Brasil. Champagnat, 2004.
JUNQUEIRA, Sergio Rogério; DO NASCIMENTO, Sérgio Luís. Concepções do ensino
religioso. Revista Numen, v. 16, n. 1, 2013.
JUNQUEIRA, Sergio Rogério; Educação e História do Ensino Religioso, Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul - set/2015
JUNQUEIRA, Sérgio; KLUCK, C. . Ensino Confessional: um modelo no cenário brasileiro. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, v. 7, p. 251-269, 2017.
SILVA, Gleidson e AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759). Interações (Campo Grande) [online]. 2017, vol.18, n.4, pp.185-196. ISSN 1518-7012.
SOUZA, Rodrigo Augusto de. O Ensino Religioso no Brasil: Uma Abordagem Histórica a Partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2006.
Fontes Documentais:
BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 27 maio. 2019.
BRASIL, SEED-PR, Referencial Curricular do Paraná 2018 – RCP –ER (PARANÁ-SEED, 2018). Disponivel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1383 Acesso em: 27 maio. 2019
BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular –BNCC 2a . versão, abril de 2016. Disponível em: < http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 27 maio. 2019
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997-1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 1a versão. Brasília: MEC, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2a versão. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3a versão. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos. Brasília, 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2013. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2017.
BRASIL. Constituição política do império do Brazil, 1824.
BRASIL. Constituição brasileira de 1891
BRASIL. Constituição brasileira de 1934.
BRASIL. Constituição brasileira de 1937.
BRASIL. Constituição brasileira de 1946.
BRASIL. Constituição brasileira de 1967.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1998.
BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Nova redação do art. 33 da Lei 9.394/1996. Lei nº 9.475/97 de 22 de julho de 1997. Brasília: Diário Oficial da União, de 23 de julho de 1997, Seção 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Estado de Educação do; Paraná Referencial Curricular do Paraná –MEC 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
FONAPER. . POZZER, Adecir. Cecchetti, Elcio. OLIVEIRA, Lilian Blanck de.; KLEIN, Remí. Diversidade religiosa e ensino religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios – Obra [Organizado por] Adecir Pozzer et al. – São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.