A trajetória histórica do ensino religioso no cenário brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Educação, Religiosidade

Resumo

Neste artigo, objetiva-se o aprofundamento nos aspectos sócio-históricos do Ensino Religioso (ER), percorrendo uma revisão biográfica e historiográfica do ER. Apresenta-se a trajetória desse campo no cenário educacional brasileiro, com o intuito de compreender a historicidade das constituições federais e sua relação com o ER. Discutimos os modelos de ER e, por último, apresenta-se o percurso histórico de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ER no Brasil.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Patrocino, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutor em Ciências Sociais (UNESP-Marília), Mestre e Graduado (bacharel em licenciatura) em Ciências Sociais (UEL). Professor EBTT de sociologia do IFMS. ORCID: 0000-0003-0906-3705. Email:luis.patrocino@ifms.edu.br.

Lucas Luis Jesus da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Sociologia (UEL), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UEL). Licenciado e bacharel em Ciências Sociais (UEL). E-mail: Lucas_L_dj@hotmail.com. / lucas.luis.jesus@uel.br

Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Colaborador do Programa de Ciências da Religião (UEPA) - Livre-docente em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Ciência da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália) (UPS). Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Pós-Doutor em Geografia da Religião e em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutor em Ciência da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UE PA). Mestre em Ciência da Educação pela UPS. Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela PUC-SP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais (CPEMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (Uniube). Bacharel em Ciências Religiosas pelo Instituto Marista Champagnat (Imach) e professor titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier