Aspectos epistemológicos e curriculares do ensino religioso na BNCC

Autores

  • Francisco Willams Campos Lima Universidade do Estado do Pará
  • Maria do Socorro Vasconcelos Pereira Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Ensino Religioso, BNCC, Ciências das Religiões, Transposição Didática, objetos do conhecimento

Resumo

Este texto objetiva a análise do Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como viés de abordagem aspectos epistemológicos e curriculares, na perspectiva das Ciências das Religiões. Para tanto, empreendeu-se um estudo bibliográfico e qualitativo do corpus documental da BNCC Ensino Fundamental  (BNCC-EF), em que problematizou-se acerca de aspectos epistemológicos nessa área do conhecimento. Assim, discutiu-se a respeito da perspectiva curricular da BNCC-EF, a partir dos eixos temáticos e objetos de conhecimento pertinentes ao ER. O estudo permitiu inferir que este Documento Curricular reúne conhecimentos que dialogam com a área das Ciências das Religiões, os quais vem sendo objeto de transposição didática, por meio do ER. Todavia, é necessário considerar o risco de manutenção de práticas curriculares que remetem para confessionalidade ou interconfessionalidade, na prática pedagógica do professor, em detrimento de abordagens de cunho científico.

 

Biografia do Autor

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Docente no PPGCR da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Estado do Pará. 

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1998. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 10.10.2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1961.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. UFMG 2004, 183 – 213. Disponível em: Acesso em 16 de out. de 2023.

HORA, D.L.; LÉLIS, L.S.C. Gestão democrática e escola justa: uma relação orgânica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar, 2021

PERONI, V. M. V.; CAETANO, R. M. O público e o privado na educação: Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier