Aspectos epistemológicos e curriculares do ensino religioso na BNCC
Palavras-chave:
Ensino Religioso, BNCC, Ciências das Religiões, Transposição Didática, objetos do conhecimentoResumo
Este texto objetiva a análise do Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como viés de abordagem aspectos epistemológicos e curriculares, na perspectiva das Ciências das Religiões. Para tanto, empreendeu-se um estudo bibliográfico e qualitativo do corpus documental da BNCC Ensino Fundamental (BNCC-EF), em que problematizou-se acerca de aspectos epistemológicos nessa área do conhecimento. Assim, discutiu-se a respeito da perspectiva curricular da BNCC-EF, a partir dos eixos temáticos e objetos de conhecimento pertinentes ao ER. O estudo permitiu inferir que este Documento Curricular reúne conhecimentos que dialogam com a área das Ciências das Religiões, os quais vem sendo objeto de transposição didática, por meio do ER. Todavia, é necessário considerar o risco de manutenção de práticas curriculares que remetem para confessionalidade ou interconfessionalidade, na prática pedagógica do professor, em detrimento de abordagens de cunho científico.
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1998. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 10.10.2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1961.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. UFMG 2004, 183 – 213. Disponível em: Acesso em 16 de out. de 2023.
HORA, D.L.; LÉLIS, L.S.C. Gestão democrática e escola justa: uma relação orgânica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar, 2021
PERONI, V. M. V.; CAETANO, R. M. O público e o privado na educação: Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davar Polissêmica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.