A percepção da laicidade entre professores de Ensino Religioso de orientação neopentecostal em escolas confessionais de Belém

Autores

  • Raimundo Sérgio Farias Júnior UEPA/PPGCR
  • Lana Larissa dos Prazeres Moreira Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Raquel Gomes Corrêa Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Educação laica, Ensino Religioso, Neopentecostais

Resumo

A Constituição preconiza um estado laico, mas estabelecendo o respeito igualitário a todas orientações religiosas. Uma forma de avançar nisso é exercitando um Ensino Religioso sem proselitismo, conforme orienta LDB. Tem-se como questão-problema: que relação pode ser estabelecida entre as concepções religiosas de professores de Ensino Religioso de orientação neopentecostal e a representação de laicidade em escolas confessionais de Belém? A metodologia se baseia em estudo bibliográfico a partir de seleção feita na base SCIELO, com publicações dos últimos cinco anos. Posteriormente, desenvolvemos uma pesquisa empírica em quatro escolas confessionais de Belém. O instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista semiestruturada aplicada com um professor de Ensino Religioso de orientação pentecostal de cada escola. Os resultados apontam a importância da defesa intransigente da democracia, que no presente sofre ataques de diversos setores reacionários, passa também pela defesa da educação laica e cidadã no que se refere ao ensino religioso.

Biografia do Autor

Raimundo Sérgio Farias Júnior, UEPA/PPGCR

PPGCR da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Lana Larissa dos Prazeres Moreira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Raquel Gomes Corrêa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

2024-04-25

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Artigos/Articles: Dossiê/Dossier