A percepção da laicidade entre professores de Ensino Religioso de orientação neopentecostal em escolas confessionais de Belém
Palavras-chave:
Educação laica, Ensino Religioso, NeopentecostaisResumo
A Constituição preconiza um estado laico, mas estabelecendo o respeito igualitário a todas orientações religiosas. Uma forma de avançar nisso é exercitando um Ensino Religioso sem proselitismo, conforme orienta LDB. Tem-se como questão-problema: que relação pode ser estabelecida entre as concepções religiosas de professores de Ensino Religioso de orientação neopentecostal e a representação de laicidade em escolas confessionais de Belém? A metodologia se baseia em estudo bibliográfico a partir de seleção feita na base SCIELO, com publicações dos últimos cinco anos. Posteriormente, desenvolvemos uma pesquisa empírica em quatro escolas confessionais de Belém. O instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista semiestruturada aplicada com um professor de Ensino Religioso de orientação pentecostal de cada escola. Os resultados apontam a importância da defesa intransigente da democracia, que no presente sofre ataques de diversos setores reacionários, passa também pela defesa da educação laica e cidadã no que se refere ao ensino religioso.
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