Ciências das Religiões Aplicadas e Ensino Religioso:

Reflexões curriculares

Autores

Palavras-chave:

Ciências das Religiões Aplicadas, Ensino Religioso, Currículo

Resumo

O artigo destaca os pressupostos teórico-metodológicos das Ciências das Religiões Aplicadas como indispensáveis para o Ensino Religioso, em conjunto com os demais componentes que constituem o currículo das escolas brasileiras. Em relação à prática docente, a BNCC emerge como texto orientador, que extrai das Ciências das Religiões os referenciais metateóricos passíveis de aplicação. Isso será realizado através da pesquisa bibliográfica e documental, elucidando o estado da arte das Ciências das Religiões, que emerge como referencial para o estudo do fenômeno religioso e para as visões seculares de mundo. Ao final, depreende-se que as Ciências das Religiões Aplicadas oferecem um ferramental poderoso para que, através do currículo do Ensino Religioso, assegure-se a laicidade do Estado.

Biografia do Autor

Carmélia Vilela, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Wallace Soares da Paixão, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject